Os motoristas do transporte coletivo de Bauru (SP) decidiram manter a greve que mantém todos os ônibus fora de circulação. As negociações começaram por volta das 7h da manhã desta quarta-feira (3) quando dezenas de condutores se reuniram em frente ao prédio do sindicato da categoria.
Em cerca de uma hora e meia de assembleia os condutores decidiram descumprir a liminar do Tribunal Regional de Trabalho. Eles estariam dispostos a voltar com 100% dos ônibus, mas para isso as empresas teriam que aceitar a proposta de três turnos de trabalho, com seis horas cada.
A reunião entre os representantes do sindicato e da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) foi tensa. Na garagem de uma das empresas que prestam serviço na cidade, dezenas de trabalhadores aguardavam pelo posicionamento da Emdurb.
A negociação entre a Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Bauru e o Sindicato dos Transportes ainda não aconteceu. Representantes do Sindtran afirmam que esperam na porta da empresa por uma reunião. Por outro lado, a assessoria da Transurb afirma que não foi notificada sobre nenhuma reunião.
A assessoria de imprensa da Emdurb informou, por telefone, que protocolou uma medida administrativa prevista em contrato contra a Transurb pedindo a volta imediata do transporte, sob pena de multa ou até a perda da concessão. A multa pelo não cumprimento é de aproximadamente R$ 76 mil, devido às 72 linhas de ônibus que não saíram desde ontem da garagem.
O Sindicato dos Transportes de Bauru exige que a Transurb aceite a proposta pelo menos até o prazo de sábado (6), ou então eles estariam dispostos a pagar a multa estipulada. Na segunda-feira (8), uma nova audiência acontece no Tribunal Regional do Trabalho para a resolução da situação. Independente do que seja decidido, no domingo (7), uma lei federal garante que os ônibus circulem normalmente por causa das eleições municipais.
Em nota, a Transurb lamenta o não cumprimento pelo Sindtran de decisão judicial em ação promovida pela Emdurb junto ao TRT - que determinou o restabelecimento dos serviços de transporte coletivo urbano de Bauru.
0 comentários:
Postar um comentário