Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Carros invadem faixas de ônibus BRS em Fortaleza

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Funcionando em oito vias da Capital cearense, o Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR), implantado com a finalidade de melhorar o trânsito na cidade e facilitar o deslocamento dos usuários do transporte público, continua a ser prejudicado pelo desrespeito dos motoristas.

A medida da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passou a valer em agosto na Avenida Bezerra de Menezes, e no mês passado, foi estabelecida em sete vias do Centro da cidade: avenidas Imperador, Tristão Gonçalves, Duque de Caxias e Padre Ibiapina, e nas ruas Pedro Pereira, Castro e Silva e Padre Mororó.

No entanto, mesmo após a implantação, condutores de vans e ônibus ainda trafegam fora das faixas preferenciais sinalizadas pelas linhas azuis. Enquanto isso, motoristas de carros e outros veículos particulares, que podem seguir pela área exclusiva por apenas cem metros, continuam a invadir o espaço que deveria ser ocupado prioritariamente pelo transporte público e por táxis.

Segundo a comerciante Creusa Pereira, proprietária de um estabelecimento na Avenida Tristão Gonçalves, o desrespeito de carros particulares à faixa prioritária é corriqueiro na via, apesar das placas de sinalização instaladas. "O povo não obedece. Aqui, para moto, para carro".

Trafegar

Para o vigilante Sebastião Carlos Lima, funcionário de uma empresa localizada na mesma avenida, alguns ônibus e vans do transporte público, por vezes, também passam a trafegar pelas faixas que não lhes são destinadas. Segundo ele, durante os horários de pico, muitos condutores não ficam restritos ao espaço prioritário e passam a ocupar duas faixas na via. "Têm horas que eles fazem fila dupla na avenida, e os passageiros têm que se arriscar para pegar o ônibus".

Além disso, Sebastião Lima conta que nos momentos de fluxo intenso, a faixa preferencial não dá conta do volume de veículos do transporte público que trafega pela avenida, e os ônibus e as vans, mesmo dentro do limite das linhas azuis, acabam prejudicando o trânsito. "De vez em quando, forma uma fila enorme de ônibus e fica ocupando o cruzamento com a outra rua", diz.

Na Avenida Bezerra de Menezes, o desrespeito dos motoristas de carros se repete. Muitos condutores de veículos particulares seguem pela faixa preferencial por uma distância maior do que a permitida. "A população não está preparada para essa mudança. Quando muda, requer tempo para as pessoas se acostumarem", diz Jorge Sá, gerente de uma loja localizada na avenida.

Para ele, a implantação do BRS-FOR acabou confundindo muitos motoristas que passam pela via, o que reflete no desempenho do comércio. "A distância dos cem metros é muito curta. Os motoristas procuram a loja no lado direito, mas acabam não vendo e passando direto".

Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Ademar Gondim, apesar das falhas de alguns motoristas no cumprimento da medida, o desrespeito está diminuindo. "Embora muitas pessoas ainda estejam entrando na faixa azul, a maioria dos motoristas já obedece à regra", afirma o gestor.

O presidente da AMC acrescenta que, no momento, é feita a conscientização dos condutores com a ajuda de guardas do órgão, mas, em breve, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para identificar os veículos que não seguirem a lei.

Sobre as queixas dos comerciantes afetados, ele afirma que as reclamações serão solucionadas. "Nós estamos fazendo ajustes e resolvendo problemas pontuais dos comerciantes".

O gestor adianta que, até o fim de novembro, outras quatro vias de Fortaleza devem receber o BRS (avenidas Carapinima, José Bastos, Osório de Paiva e Augusto dos Anjos) e que o sistema será implantando no Terminal do Siqueira.

FIQUE POR DENTRO

Novo sistema de fiscalização será implantado

Embora ainda não haja uma data específica, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), está preparando um sistema de fiscalização voltado às faixas preferenciais da Capital.

A fiscalização eletrônica funcionará, conforme o presidente do órgão, Ademar Gondim, por meio de dispositivos instalados nas vias que irão ler a placa dos veículos a cada cem metros e identificar aqueles que insistirem em trafegar na faixa por uma distância maior que a permitida. 

Informações: Diário do Nordeste

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960