Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte coletivo na Grande Vitória pode entrar em colapso por falta de diesel

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


O atraso na entrega de combustíveis da BR Distribuidora desde o final de semana pode provocar um "colapso" no sistema de transporte público metropolitano da Grande Vitória. As empresas filiadas ao sindicato que representa as viações que operam no Sistema Transcol (GVBus) não conseguiram abastecer os caminhões que transportam óleo diesel do porto até as garagens de ônibus nesta terça-feira (07). 

Os navios que fazem a entrega de diesel e gasolina da estatal não estariam atracando no Porto de Tubarão há pelo menos três dias. O diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, alerta que a circulação de ônibus pode ser comprometida a partir deste final de semana.

"Cada empresa tem um estoque de segurança. Nesta quarta-feira (08), com certeza não deverá ter problema ainda de operação na rua. Mas, se o problema do navio perdurar por mais alguns dias,  fatalmente no decorrer da semana ou final de semana nós estaremos com um sério problema no sistema de transportes. Vai depender da disponibilidade de cada empresa. Não posso precisar o problema concreto, só sei que isso gerará um colapso no sistema", explica Elias Baltazar.

Nesse período em que os navios ficaram sem atracar, salienta o GVBus, provavelmente as frotas estavam sendo abastecidas com o combustível que a BR Distribuidora mantém em estoque no porto. Elias Baltazar acredita que o estoque tenha acabado e que a "situação é preocupante".

"Nossa preocupação é se não houver abastecimento de petróleo nos próximos dias. Possivelmente teremos problema para colocar nossa frota em operação", afirma o diretor executivo do GVBus.

Além de afetar o transporte de passageiros, a falta de combustíveis também deve prejudicar o abastecimento de caminhões de cargas, dos ônibus rodoviários e dos automóveis. Nos postos podem ocorrer falta de combustíveis para atender a demanda. O abastecimento "não está normalizado", confirma o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Espírito Santo (Sindipostos-ES).

Fontes consultadas pelo Gazeta Online, e que preferiram não se identificar, afirmam que a greve dos caminheiros na última semana e a greve de funcionários da Anvisa podem ter contribuido para a redução dos estoques de combustível da distribuidora da Petrobras.

Os postos com bandeira da BR Distribuidora poderão ser os mais prejudicados. Outras companhias, como a Shell, por exemplo, estão abastecendo os postos normalmente no Estado, informaram revendedores.

O Porto de Tubarão é de responsabilidade da Vale. Mas, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, a administração dos Terminais de Granéis Líquidos (TGL) operados pela Petrobras é independente.

GVBus recomenda que frotas comprem combustível em outros Estados

Preocupado com a situação de falta de combustível na base da Petrobras, o GVBus recomendou às empresas filiadas ao sindicato que busquem alternativas de aquisição do combustível em outros Estados, caso não seja regularizado o abastecimento de diesel até esta quarta-feira (08).

"A orientação visa manter o Sistema Transcol em funcionamento, garantido atendimento aos usuários", informa o sindicato através da assessoria de imprensa.

Petrobras não informa as causas do atraso na distribuição
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da BR Distribuidora, no Rio de Janeiro, se comprometeu em prestar as informações sobre o motivo do atraso na distribuição de combustíveis no Estado. No entanto, até o fechamento desta reportagem nenhuma resposta havia sido enviada.
Fonte: Gazeta Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960