O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Consórcio Expresso Monotrilho Leste (OAS, Queiroz Galvão e Bombardier Transportation) fazem festa amanhã na estação Vila Prudente do metrô.
Por um mês, uma réplica do trem de alta capacidade, o Innovia Monotrilho ficará exposta ao público com explicações em video sobre seu funcionamento.
Cumprido o calendário, no fim do ano que vem, o veículo estará circulando no primeiro trecho da futura extensão da Linha2-Verde do Metrô, obra de R$ 4,9 bilhões.
A estimativa é que o sistema terá capacidade para atender a uma demanda de até 48.000 passageiros por hora e por sentido, transportando mais de meio milhão de pessoas por dia para a Zona Leste, uma das mais carentes da capital.
Atualmente, o percurso de 24,5 km (Vila Prudente-Tiradentes) leva mais de duas horas para ser percorrido, o monotrilho promete reduzir esse tempo de viagem para apenas 50 minutos.
O sistema tem tudo para dar certo e pegar. Não porque, de acordo com o consórcio, custe a metade do valor do Metrô e seja mais ecológico do que o ônibus.
Mas, principalmente, porque o tempo de construção do Innovia cabe em um mandato eletivo. Em quatro anos, dá para licitar, construir e inaugurar.
Por Jorge Felix / Poder Econômico
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