Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, Usuário tem um olho no ponto e outro na internet

sábado, 11 de agosto de 2012

Já virou rotina: antes de ir para o trabalho, a roteirista de cinema Tainá Mühringer acessa em seu celular o site da SPTrans (São Paulo Transporte) e lá entra no sistema Olho Vivo, que fornece a localização precisa do ônibus que ela precisa pegar. “Assim, eu não espero no ponto. Espero na minha casa”, afirma.
A SPTrans disponibilizava desde 2008 um serviço que mostrava somente a velocidade média e o tempo de percurso dos ônibus nos principais corredores da cidade.

Desde março deste ano o programa foi ampliado para facilitar ainda mais a vida dos oito milhões de usuários que utilizam os 15 mil ônibus da frota da capital todos os dias.
Há cinco meses, quem acessa o endereço eletrônico olhovivo.sptrans.com.br pode buscar nos links De Olho na Linha, De Olho no Ponto e De Olho na Via informações como o tempo que falta para a chegada do próximo ônibus.
Assim, o passageiro pode monitorar, em tempo real, todo o sistema de ônibus de São Paulo, tendo acesso a várias informações: em quanto tempo ele vai passar, em que posição do itinerário está o próximo coletivo dessa linha e qual o tempo médio do percurso nos principais corredores.
O De Olho na Linha localiza os ônibus que poderão atender o usuário ao longo do trajeto da sua linha. Ele está disponível para os 1.360 itinerários.
O De Olho no Ponto mostra em quanto tempo e quais linhas se aproximam do ponto que o usuário está ou vai utilizar em uma das vias exclusivas de ônibus. Esse serviço está disponível nos corredores Rio Bonito, Santo Amaro, Rebouças, Pirituba e Expresso Tiradentes.
Todas as informações podem ser acessadas via internet, de casa ou do trabalho, e também estão disponíveis em celulares smartphones e equipamentos móveis com acesso à internet, rodando Android e iOS da Apple. No Corredor Rebouças e no Terminal Santo Amaro o sistema wi-fi está disponível aos usuários.
O sistema Olho Vivo foi criado em 2005 com objetivo de ampliar a fiscalização dos 15 mil ônibus da frota da cidade. Ele foi ampliado em 2008 e os dados sobre velocidade e previsão de partidas começaram a ser disponibilizados aos passageiros, que conseguiam acompanhar on-line a velocidade dos principais corredores. Nos pontos, o tempo de espera para o próximo ônibus com painéis eletrônicos era informado em painéis. O sistema evoluiu e agora o usuário acessa informações pela rede móvel.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960