A BHTrans apresentou na manhã desta quarta-feira (13), em sua sede no bairro Buritis, três ônibus articulados, cujas especificações técnicas serão analisadas para utilização pelo Sistema Rápido por Ônibus (BRT) em Belo Horizonte.
O BRT é um moderno sistema de transporte de alta capacidade, empregado em grandes cidades do mundo como Pequim (China), Joanesburgo (África do Sul), Bogotá (Colômbia) e Los Angeles (Estados Unidos).
Com características similares ao metrô, mas economicamente mais viável, os veículos do BRT são rápidos e possuem capacidade de transporte de passageiros quase três vezes maior do que os ônibus convencionais.
A capital terá 200 ônibus articulados, que vão circular nas avenidas Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado e Área Central. Esses corredores de tráfego contarão com 41 estações de transferência para embarque e desembarque dos usuários, sendo 25 estações ao longo das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e Vilarinho, 10 na Cristiano Machado e seis na Paraná e Santos Dumont.
O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; informação ao usuário em tempo real e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.
Além da redução nos tempos de espera, os ônibus do BRT vão oferecer mais conforto, confiabilidade e segurança e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô.
Fonte: Hoje em Dia
0 comentários:
Postar um comentário