Mais um projeto aprovado com objetivo de melhorar a “qualidade” dos transportes públicos. Não se trata, porém, de um novo corredor de ônibus ou de uma via expressa. O deputado estadual Eriberto Medeiros (PTC) tomou a iniciativa de elaborar um projeto para coibir o uso de aparelhos sonoros ou musicais no interior dos veículos de transporte público na Região Metropolitana e no âmbito intermunicipal. A lei foi publicada hoje no Diário Oficial, mas só entrará em vigor em três meses.
De acordo com a publicação, celulares, ipod, tablet, notebook, rádio, mp3 e similares estão incluídos na lista de barrados. A lei obriga ainda fixação de avisos explicativos dentro dos veículos. Quem desobedecer a regra, poderá ser convidado a se retirar do veículo. Caso o passageiro não se retire, o motorista ou cobrador podem solicitar intervenção policial. As empresas de transporte que descumprirem a lei, serão advertidas e se não corrigirem as falhas, poderão ser multados. O valor varia de mil a R$ 100 mil.
Campanha realizada nos coletivos |
No ano passado, o governo fez algumas campanhas incentivando o uso de fones de ouvidos para aqueles que querem ouvir música durante a viagem. A ação foi levada a sério pelo governo devido a muitas reclamações de passageiros incomodados com o som. A campanha foi divulgada na televisão e em panfletos espalhadas em ônibus.
Informações: Diário de Pernambuco
0 comentários:
Postar um comentário