Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Usuários temem segurança no terminal da Calçada, em Salvador

terça-feira, 10 de abril de 2012

Quem precisa pegar ônibus no Terminal da Calçada, em Salvador, é obrigado a ficar três horas em média à espera do transporte público. O terminal fica próximo à estação de trem, na região da Cidade Baixa, e a maioria das linhas é para municípios da região metropolitana e Litoral Norte.

Foto: Reprodução TV
Mato, lixo, entulho e moradores de rua, que dormem debaixo dos abrigos, fazem parte do ambiente do terminal, que está localizado na Avenida Oscar Pontes, no bairro da Calçada. A sensação de falta se segurança, especialmente à noite, é reclamação constante dos usuários. "Se você olhar aqui ao redor, praticamente não tem [segurança]. Eu digo para vocês que se não tivesse outras pessoas, eu não estaria aqui, iria procurar até pagar um transporte a mais, mas não ficaria aqui", afirma o encarregado de serviços gerais, Maurício Marinho.

Nem todo mundo tem confiança em ficar agurdando o transporte dentro do terminal. A auxiliar administrativa Priscila Reis prefere procurar abrigo em um bar, enquanto espera ônibus para Candeias, cidade da região metropolitana de Salvador. "Aqui é um lugar ermo, não tem nenhuma segurança, vários usuários de drogas circulando pelo local, o ônibus já está quase duas horas atrasado e nós preferimos ficar aqui, que é um local mais movimentado", afirma. Já a cozinheira Telma de Souza conta que sofreu dois assaltos no mesmo terminal. "Levaram duas vezes o meu celular", comenta.

O líder comunitário da Calçada, Antônio Batista, acrescenta que, para além da falta de segurança, o terminal não tem mínima infraestrutura. "O pessoal não tem, infelizmente, onde fazer as necessidades fisiológicas, faz no meio da rua. É uma situação de extrema calamidade e nós somos vítimas, sempre. Sem contar as outras coisas, como as drogas. É preciso tomar uma providência. Pagamos impostos de primeira e os serviços são de terceira", afirma.

O motorista do ônibus diz que também evita parar o ponto do terminal porque o local não traz segurança para os profissionais e usuários. "O pessoal já sabe, uma boa parte já estava até aqui no ônibus, o ponto não é de confiança, tem muito ladrão", afirma Euclides da Cruz.

Fonte: G1 BA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960