O número de passageiros que reclamam dos ônibus de São Paulo aumentou 20% entre 2010 e 2011, segundo informações da SPTrans. Foram quase 144 mil queixas, a maioria da demora dos ônibus para passar e do comportamento dos motoristas.
Todos os dias, mais de 6 milhões de passageiros pegam ônibus na capital. São Paulo tem uma frota de 15 mil ônibus, divididos em 1.350 linhas. Em 2010, a SPTrans registrou, em seu site e através do telefone 156, 119.755 reclamações. Já em 2011, foram 143.901.
Na lista de reclamações que chegam à SPTrans estão o intervalo entre os ônibus, os motoristas que não atendem aos pedidos de parar para embarque e desembarque, os que dirigem perigosamente, os que não se comportam bem e os que destratam os passageiros.
As reclamações para a SPTrans podem ser feitas através do 156 ou no site da empresa. O passageiro precisa anotar o local da ocorrência, data, horário, número da linha, destino final e número do prefixo ou placa do veículo.
COLOCAÇÃO | QUEIXA | QTDE |
---|---|---|
1º | Intervalo excessivo da linha | 45.949 |
2º | Motorista não atender embarque / desembarque | 28.346 |
3º | Conduzir o veiculo com direção perigosa | 16.779 |
4º | Conduta Inadequada do operador | 13.847 |
5º | Tratar usuário / público com falta urbanidade / destrato | 6.207 |
6º | Descumprir ou não realizar partidas programadas | 4.572 |
7º | Motorista não aguardar embarque / desembarque | 4.567 |
8º | Veículo com superlotação | 3.791 |
9º | Interromper / atrasar propositalmente a viagem | 2.822 |
10º | Falta de limpeza interna / externa dos veiculos | 2.566 |
Fonte: G1.com.br
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