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Ainda no papel, tarifa do VLT de Cuiabá já provoca discussão

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Principal projeto de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo de 2014, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que vai percorrer as linhas CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro, com a proposta de melhorar a qualidade do sistema de transporte de Cuiabá e Várzea Grande, segue com o preço da tarifa indefinido.

O tema foi discutido em audiência pública recente, no Centro Cultural da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), com a presença da equipe técnica da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo).

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), se revelou preocupado com as dúvidas que cercam o projeto. "Eu quero saber se terá subsídio ou não, pois a prefeitura não tem condições de arcar com essa despesa. O mesmo ocorre com Várzea Grande, diante da visível dificuldade financeira que os municípios brasileiros enfrentam", disse.

Para reforçar as dúvidas a respeito da tarifa, o coordenador de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, alegou que não dá para definir o valor da tarifa, pois o VLT está em sua fase inicial.
"Somente na fase do projeto e quando for concebida a rede final, teremos definição do número de ônibus e carros. A partir daí, teremos uma definição mais clara a respeito do valor correto da tarifa", disse.
Por outro lado, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, sinalizou que o Estado não deve oferecer subsídio nas tarifas aos usuários do transporte coletivo dispostos a usar o VLT.

"Todo custo do VLT está sendo bancado pelo Estado de Mato Grosso. Se estamos bancando toda essa aquisição e presenteando Cuiabá e Várzea Grande com toda essa infraestrutura, o Estado não está visando retorno financeiro, o nosso subsídio está aí", afirmou.

Conforme já anunciado anteriormente pelo governador Silval Barbosa (PMDB), o Estado vai executar as obras do VLT e, após sua conclusão, lançará um edital de licitação para conceder a iniciativa privada a gestão do sistema de transporte.

A empresa vencedora poderá administrá-lo período de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Assim, o Estado também planeja recuperar o dinheiro gasto com o investimento, que pode chegar até a R$ 1,1 bilhão.

Para contratação da empresa que vai executar o projeto do VLT, o Estado optou pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação), que serve para acelerar a contratação em obras voltadas a Copa do Mundo e Olimpíadas, conforme aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT).
Primeiramente, será apresentado um projeto básico para início das obras. Logo depois, o projeto executivo que permite ter conhecimento de mais detalhes técnicos a respeito do modal de transporte.

Por Rafael Costa / Midia News


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