Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Falta de subsídio e imposto embutido deixam tarifas de ônibus mais caras no Brasil

sábado, 14 de janeiro de 2012

“Não são os empresários do transporte público a quem devemos condenar pelo preço das passagens de ônibus no país. Esse preço não é controlado pelos empresários e sim pelo próprio setor público. O problema é que em outros países há vultosos subsídios para baratear a tarifa, enquanto que aqui no Brasil os governos não tiram nem os impostos que estão embutidos na tarifa”. Esta declaração foi dada pelo consultor de empresas Janduí Finizola Benetti, especialista em transporte público, que esteve em João Pessoa, recentemente. O consultor atua profissionalmente na região Sudeste do país, especialmente na área de Belo Horizonte, cidade em que, como afirmou, tem poucas gratuidades e os estudantes não contam com direito a meia-passagem. “Pagam a passagem no mesmo valor dos demais passageiros”, destacou.

Quando questionado se realmente as passagens de ônibus no país estão caras, Janduí Finizola respondeu perguntando: “Quem gosta de aumento de preço que atinja seu próprio bolso?”. E completou: “Essa reclamação de preços deveria acontecer contra todos os serviços e produtos, porque todos esses preços têm aumentado. Mas, não se sabendo o porquê, as mobilizações só acontecem contra as tarifas dos ônibus, mesmo que sejam mobilizações com objetivos político-partidários e feitos por muito pouca gente... pessoas claramente com tendências político-partidárias”, afirma ele, justificando que “mesmo em cidades em que o preço da passagem é reajustado abaixo da inflação oficial, mesmo assim tem gente pra reclamar”.

O consultor Jurandir Finizola enfatizou ainda que um grande problema na questão tarifária do país, no caso do transporte público, decorre do fato de que os governos criam gratuidades e abatimentos para estudantes sem fazer a cobertura financeira necessária. “Dá um benefício como se fosse do governo e repassa o custo para quem paga a passagem no valor inteiro”, lembra ele.

O consultor fez ainda uma simulação relacionada à gratuidade e abatimento no transporte público: “Se você tem um grupo de quatro pessoas para pegar um ônibus e a conta total desses passageiros é de R$ 6,00, óbvio que caberia a cada um só R$ 1,50. Mas, como entre estas quatro pessoas tem um que diz ter passe livre e outro que diz que ter 50% de desconto, aquela passagem que era de R$ 1,50 igual para todo mundo vai ficar assim: a de passe livre não paga nada; a de meia-passagem paga R$ 1,20 e as duas outras vão pagar, cada uma, R$ 2,40 para poder completar a conta dos R$ 6,00. Ou seja, aquele valor inicial de R$ 1,50, nesta hipótese, sofreu uma variação a mais de 60%”, finaliza o consultor.

Fonte:
PB Agora


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960