Principal obra de mobilidade urbana de Mato Grosso para a Copa de 2014, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá já tem número de estações definidas: serão 33 paradas ao longo de 22,2 km de extensão.
A informação foi divulgada hoje (5) pela Secretaria da Copa (Secopa). De acordo com o órgão estatal, o edital para licitação dos projetos básico e executivo, além das licenças ambientais necessárias para que a obra se inicie, estão em fase final de elaboração. Já o anteprojeto, necessário para adequar o processo às normas do RDC (regime diferenciado de contratações), está pronto.
O VLT de Cuiabá terá basicamente dois itinerários: Coxipó-Centro e CPA-Aeroporto. O primeiro, com 7,2 km de extensão, terá 11 estações, três viadutos e duas pontes. O segundo, com 15 km, vai contar com 22 estações, dois terminais de integração, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte, além de conectar o Centro Político-Administrativo de Cuiabá ao Aeroporto Internacional Marechal Rondón, na vizinha Várzea Grande.
No momento, a Secopa ainda finaliza o levantamento de quais residências devem ser desapropriadas em função das obras deste metrô de superfície.
Financiamento
O valor do novo sistema de transporte público é de R$ 1,2 bilhão. Do total, os R$ 423 milhões que já estavam acordados entre a Caixa Econômica Federal e o estado de Mato Grosso para execução das linhas rápidas de ônibus (BRT) serão redirecionados para o VLT.
O restante, cerca de R$ 740 milhões, deverá ser viabilizado a partir de novo empréstimo com a Caixa, desta vez com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
As obras, segundo a Secopa, devem começar no primeiro trimestre de 2012.
O VLT de Cuiabá terá basicamente dois itinerários: Coxipó-Centro e CPA-Aeroporto. O primeiro, com 7,2 km de extensão, terá 11 estações, três viadutos e duas pontes. O segundo, com 15 km, vai contar com 22 estações, dois terminais de integração, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte, além de conectar o Centro Político-Administrativo de Cuiabá ao Aeroporto Internacional Marechal Rondón, na vizinha Várzea Grande.
No momento, a Secopa ainda finaliza o levantamento de quais residências devem ser desapropriadas em função das obras deste metrô de superfície.
Financiamento
O valor do novo sistema de transporte público é de R$ 1,2 bilhão. Do total, os R$ 423 milhões que já estavam acordados entre a Caixa Econômica Federal e o estado de Mato Grosso para execução das linhas rápidas de ônibus (BRT) serão redirecionados para o VLT.
O restante, cerca de R$ 740 milhões, deverá ser viabilizado a partir de novo empréstimo com a Caixa, desta vez com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
As obras, segundo a Secopa, devem começar no primeiro trimestre de 2012.
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