Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Sistema BRT em Fortaleza promete mais velocidade em horários de pico

domingo, 30 de outubro de 2011

Durante o VI encontro de Qualidade e Tecnologia do Transporte Urbano, realizado até ontem (28) no Marina Park Hotel, foram apresentadas as tecnologias que serão utilizadas nos projetos de mobilidade urbana previstos para começarem no início de 2012.

Dentre eles está o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que são ônibus articulados ou biarticulados com capacidade para levar de 180 a 270 passageiros em corredores exclusivos. O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado.

Segundo Otávio Cunha, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o trânsito nos horários de pico em Fortaleza pode passar de 13km/h para 30km/h, gerando uma redução de mais de 100% na média de tempo.

“Vai ser possível dar o dobro de viagens com o mesmo ônibus”, disse. O sistema BRT já existe em algumas cidades como Curitiba, São Paulo e Goiânia e, até a Copa do Mundo serão implantados 26 corredores exclusivos para ônibus em todo o Brasil.

O prazo para finalização do projeto é de dois anos e os custos variam, pois, segundo o presidente, “quando há necessidade de desapropriação, o valor é de cerca de 10 milhões de dólares por quilômetro, mas quando não há, os custos ficam entre 3 e 5 milhões”, disse. O projeto inclui vias, passarelas e centros de controle operacional.

De acordo com a prefeita Luizianne Lins, as obras de alargamento das vias vão começar no entorno do Castelão e se estenderão pelas principais avenidas da Capital. Segundo ela, serão 45 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus e a ideia é que haja integração entre ônibus e linhas do metrô, através dos terminais.

Sobre a passagem da integração ônibus/metrô, a prefeita disse que os valores vão ser de responsabilidade do Estado, não podendo garantir o preço baixo como o da passagem de ônibus.

Luizianne afirmou que, com a integração temporal e a tarifa social, 20% a mais passou a andar de ônibus. Em relação aos veículos lotados, a prefeita disse que “isso tem em todos os lugares do mundo, não é só em Fortaleza”. Segundo ela, “com a melhoria do transporte coletivo, o transporte individual vai perder a força”, melhorando o trânsito.

Na ocasião, Luizianne Lins recebeu uma placa-homenagem da NTU. A condecoração foi devido aos trabalhos desenvolvidos no sistema de transporte de Fortaleza, em especial, a “política de desoneração tarifária”, que manteve a passagem de ônibus como uma das mais baratas do País.


Reportagem (Danilo Castro)
Fonte: O Povo Online


Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960