Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Comissão define uso de corredor de ônibus por táxis

sábado, 1 de outubro de 2011

Terminou o prazo para a Secretaria Municipal dos Transportes decidir se renova ou não a autorização para circulação de táxis e carros de passeio nos corredores de ônibus. A decisão deveria ter sido tomada em março, mas foi adiada por causa da criação de uma comissão que avalia a medida.

O grupo apura o impacto do uso das faixas pelos 30 mil táxis e se eles atrapalham os coletivos e contribuem para diminuir a velocidade média nos corredores exclusivos.

A permissão para o tráfego nessas faixas existe desde 2005 e era renovada automaticamente até este ano, quando foi criada a comissão.

Com a autorização, os taxistas trafegam na faixa desde que estejam transportando passageiros e não tenham película de escurecimento no vidro, para não dificultar a fiscalização. Veículos de passeio podem usar o corredor todos os dias, das 23h às 4h.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de São Paulo, Natalício Bezerra, espera a renovação. “O taxista precisa do corredor, mas a população muito mais, porque, com o táxi na faixa, ela chega mais rápido ao destino. Também gasta menos, já que o trânsito está sempre parado.”

Pelas regras, o taxista não pode sair e voltar para o corredor – ação conhecida como “costurar”. Mas, para o especialista em transporte Jaime Waisman, é isso que eles fazem. O consultor explica que conduzir dessa forma atrapalha os motoristas nas faixas de rolamento, complica o trânsito e potencializa o risco de acidentes. “Era a favor da medida, mas agora não mais, porque há mau uso do corredor pelo táxi. Falta educação”, afirma.



Fonte: Band


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960