A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e a SPTrans apresentaram, nesta segunda-feira, o novo Trólebus que começa a circular nesta semana na capital. Segundo a prefeitura, o novo carro é mais econômico, tem "emissão zero de poluentes", faz menos ruído e é totalmente digital e acessível - tem piso baixo e portas mais largas. O veículo vai operar na linha 2290 Terminal São Mateus-Terminal Pq. D. Pedro II, entre a zona leste e o centro da cidade.
Atualmente, circulam em São Paulo 198 trólebus, que percorrem 137 km de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria na zona leste da cidade, transportando 110 mil passageiros por dia. A idade média da frota é de 22 anos, mas parte dela passou por restauração, aumentando sua vida útil.
Em 2009, teve início a renovação da frota dos trólebus em São Paulo: foram incluídos 12 novos veículos. No entanto, houve dificuldades para encontrar fabricantes que pudessem fornecer os veículos dentro das especificações exigidas pela SPTrans para operar na cidade. Com esse novo modelo, desenvolvido em parceria por quatro empresas, a prefeitura mantém a promessa de renovar 70% da frota de trólebus e de colocar 127 novos carros em circulação até dezembro de 2012.
Além disso, a prefeitura informou que abriu licitação para para contratar uma empresa que modernize e faça a manutenção preventiva e corretiva da rede aérea. Escolhida a empresa, deverão ser implantados um centro de controle operacional e duas bases de manutenção em pontos da rede, para atender e restabelecer o sistema em caso de falha. No total, a empresa que vencer a licitação terá que substituir 325 km de fios de contato e suas suspensões.
O novo trólebus faz parte de um programa da prefeitura para utilizar progressivamente mais combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo e diminuir a emissão de poluentes no ar da Capital. Os trólebus são, segundo a prefeitura, uma alternativa ambientalmente mais eficiente do que os habituais veículos a diesel.
Atualmente, circulam em São Paulo 198 trólebus, que percorrem 137 km de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria na zona leste da cidade, transportando 110 mil passageiros por dia. A idade média da frota é de 22 anos, mas parte dela passou por restauração, aumentando sua vida útil.
Em 2009, teve início a renovação da frota dos trólebus em São Paulo: foram incluídos 12 novos veículos. No entanto, houve dificuldades para encontrar fabricantes que pudessem fornecer os veículos dentro das especificações exigidas pela SPTrans para operar na cidade. Com esse novo modelo, desenvolvido em parceria por quatro empresas, a prefeitura mantém a promessa de renovar 70% da frota de trólebus e de colocar 127 novos carros em circulação até dezembro de 2012.
Além disso, a prefeitura informou que abriu licitação para para contratar uma empresa que modernize e faça a manutenção preventiva e corretiva da rede aérea. Escolhida a empresa, deverão ser implantados um centro de controle operacional e duas bases de manutenção em pontos da rede, para atender e restabelecer o sistema em caso de falha. No total, a empresa que vencer a licitação terá que substituir 325 km de fios de contato e suas suspensões.
O novo trólebus faz parte de um programa da prefeitura para utilizar progressivamente mais combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo e diminuir a emissão de poluentes no ar da Capital. Os trólebus são, segundo a prefeitura, uma alternativa ambientalmente mais eficiente do que os habituais veículos a diesel.
Fonte: Terra
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