Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura apresenta novo modelo de trólebus em São Paulo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e a SPTrans apresentaram, nesta segunda-feira, o novo Trólebus que começa a circular nesta semana na capital. Segundo a prefeitura, o novo carro é mais econômico, tem "emissão zero de poluentes", faz menos ruído e é totalmente digital e acessível - tem piso baixo e portas mais largas. O veículo vai operar na linha 2290 Terminal São Mateus-Terminal Pq. D. Pedro II, entre a zona leste e o centro da cidade.
 
Atualmente, circulam em São Paulo 198 trólebus, que percorrem 137 km de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria na zona leste da cidade, transportando 110 mil passageiros por dia. A idade média da frota é de 22 anos, mas parte dela passou por restauração, aumentando sua vida útil.
 
Em 2009, teve início a renovação da frota dos trólebus em São Paulo: foram incluídos 12 novos veículos. No entanto, houve dificuldades para encontrar fabricantes que pudessem fornecer os veículos dentro das especificações exigidas pela SPTrans para operar na cidade. Com esse novo modelo, desenvolvido em parceria por quatro empresas, a prefeitura mantém a promessa de renovar 70% da frota de trólebus e de colocar 127 novos carros em circulação até dezembro de 2012.
 
Além disso, a prefeitura informou que abriu licitação para para contratar uma empresa que modernize e faça a manutenção preventiva e corretiva da rede aérea. Escolhida a empresa, deverão ser implantados um centro de controle operacional e duas bases de manutenção em pontos da rede, para atender e restabelecer o sistema em caso de falha. No total, a empresa que vencer a licitação terá que substituir 325 km de fios de contato e suas suspensões.

O novo trólebus faz parte de um programa da prefeitura para utilizar progressivamente mais combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo e diminuir a emissão de poluentes no ar da Capital. Os trólebus são, segundo a prefeitura, uma alternativa ambientalmente mais eficiente do que os habituais veículos a diesel.


Fonte: Terra

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960