O ônibus brasileiro urbano movido a etanol hidratado combustível foi operado no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP e operado pela Concessionária Metra. Os testes que aconteceram entre 2008 e 2010 mostraram que o ônibus é altamente confiável, não tendo havido nesse período a ocorrência de problemas relacionados ao sistema de tração.
Essa nova tecnologia no transporte é o principal foco do Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio). Trata-se de um projeto financiado pela União Européia, cuja finalidade é estimular o uso do etanol como combustível alternativo ao óleo diesel e à gasolina, e que tem na EMTU/SP, uma importante parceira para realização dos testes de viabilidade dessa tecnologia.
O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo Best. Outras oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e a região basca (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda).
A ação é uma iniciativa do Cenbio em parceria com mais oito entidades:
BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP, SPTrans, Marcopolo, Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) e da Petrobras Distribuidora, Scania e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com incentivo da União Européia. O investimento no Projeto BEST é da ordem de R$ 1,6 milhão.
Sustentabilidade
possui índices de redução de mais de 90% da emissão de material particulado (fumaça preta) e de 50% de óxidos de nitrogênio (NOx);
não contribui para o aquecimento global como os combustíveis fósseis (90% de redução na emissão de gás carbônico fóssil - CO2); é uma alternativa viável com benefícios imediatos ao meio ambiente;
pode ser manuseado sem riscos em moderna infraestrutura de abastecimento;
é usado em veículos já incluídos na linha de produção de diversos fabricantes de carros.
Além dos benefícios, a utilização do etanol em motores a etanol possui outros pontos favoráveis, são eles: diversificação da matriz energética no setor de transportes, uso de um combustível nacional, infraestrutura de distribuição compatível com a existente no Brasil e interesse de vários setores do governo em apoiar o produto.
Cabe lembrar que o Brasil é hoje o segundo maior produtor de etanol, atrás apenas dos EUA, que extrai o produto do milho. A safra nacional é de 17,8 bilhões toneladas de etanol e deve chegar a 2012 com 37,5 bilhões, segundo a Unica.
Informações da EMTU SP
0 comentários:
Postar um comentário