Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Desordem no transporte alternativo de Manaus

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sem fiscalização, os transportes alternativos que atendem a Zona Norte da cidade, os chamados “amarelinhos”, têm abusado no desrespeito aos usuários. Por falta de opção no sistema de transporte coletivo convencional, quem precisa enfrentar diariamente a desordem se sente prejudicado e humilhado com a situação.

As principais reclamações são a superlotação nos micro-ônibus, a longa espera dos usuários nos pontos de parada e as restrições de circulação a alguns bairros que fazem parte do itinerário desses alternativos, além da irregularidade sobre a integração temporal.

A auxiliar de serviços gerais Rosa Matos, 39, reclama que muitos motoristas têm evitado fazer rota para o bairro Cidade de Deus, no qual ela mora, para evitar os transtornos causados pelas obras do Complexo Viário do bairro São José. “Eles preferem fazer mais viagens para o Zumbi porque o tempo de viagem é mais curto”, frisou.
Foto: Evandro Seixas
Segundo ela, no horário de pico de usuários, entre 16h30 e 17h, o ponto de partida dos “amarelinhos”, localizado próximo à bola da da Suframa, Zona Sul, se torna um local de bagunça. “Eles demoram a sair e, por isso, fica uma multidão de pessoas à mercê da boa vontade deles para fazerem as viagens. Com isso, eles saem superlotados”, relata Rosa sobre o descaso com o sistema alternativo.

A falta de opção de linhas para alguns bairros da Zona Norte, como o bairro Cidade de Deus, por exemplo, é o principal motivo que leva os moradores a usarem os “amarelinhos”. “Na bola da Suframa não passa uma linha de ônibus que vá direto para o bairro. Para evitar esse ‘amarelinho’ eu precisaria pegar, no mínimo, dois ônibus”, comenta Rosa.

Além da auxiliar de serviços gerais, outros usuários também estão insatisfeitos com a “bagunça” na operação desse tipo de transporte coletivo. A industriária Julieta Carvalho, 32, diz que muitos motoristas dos “amarelinhos” têm ignorado a Integração Temporal, uma vantagem dos cartões Passa Fácil da Prefeitura de Manaus, que é obrigatório.

“Não tem fiscalização e eles ainda alegam que a prefeitura não repassa o valor referente a essa integração, por isso não aceitam e ainda tem aqueles que não aceitam a entrada de estudantes porque pagam apenas meia passagem.” (Carolina Silva)



Fonte: A Critíca Manaus

1 comentários:

leonardo-pe disse...

isso aí me lembra o transporte de Jaboatão-PE.é igualzinho!mas,nossa imprensa acha uma maravilha.tanto q vive criticando o de Recife(complementar).mas o de Recife,dá de 5 a zero.mas com uma imprensa"amiga",quem precisa de inimigos?eu não!

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960