Uma solução para os crescentes congestionamentos na cidade de São Paulo, no curto prazo é a instalação de corredores de ônibus expressos nas principais avenidas de São Paulo. A alternativa foi defendida pelo coordenador da ONG Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (21).
Parte do plano de mobilidade, apresentado pela ONG a Prefeitura, os corredores expressos incluíram catracas foras do veículos e ponto de ultrapassagem.
Nelson Antoine/FotoArena/AE |
- O corredor da Rebouças, por exemplo, é ruim, porque os ônibus ficam enfileirados na hora do rush. A ideia é que eles não parem por períodos longos.
Segundo Broinizi, a medida já foi adotada em algumas cidades do mundo e ajudou a melhorar a fluidez no transito.
- São Paulo ainda tem uma mentalidade que prioriza o transporte individual. É uma inversão. Quem quiser anda de carro, que corra o risco de ficar parado em congestionamento.
Com a adoção do veículo, a demanda por ônibus que já é enorme em uma cidade com dimensões de São Paulo tenderia a crescer. Pesquisa divulgada na manha desta quarta-feira revela que o paulistano está menos satisfeito com o serviço que no ano passado.
Em relação a limpeza e a conservações dos terminais, por exemplo, a nota média dada pelos usuários foi de 4,7. Em 2010, havia sido 5,3. A cordialidade por parte de motoristas e cobradores caiu de 5 para 4,6.
Já a percepção sobre a lotação dos ônibus melhorou. A nota média saltou de 3,4 em 2010 para 3,6 neste ano.
Broinize salientou entretanto que a alternativa dos corredores é uma solução mais imediata. Somente a construção de mais linhas de metro e a descentralização dos serviços na cidade vão trazer soluções reais para os problemas na mobilidade na capital paulista.
Mais Notícias de São Paulo
Segundo Broinizi, a medida já foi adotada em algumas cidades do mundo e ajudou a melhorar a fluidez no transito.
- São Paulo ainda tem uma mentalidade que prioriza o transporte individual. É uma inversão. Quem quiser anda de carro, que corra o risco de ficar parado em congestionamento.
Com a adoção do veículo, a demanda por ônibus que já é enorme em uma cidade com dimensões de São Paulo tenderia a crescer. Pesquisa divulgada na manha desta quarta-feira revela que o paulistano está menos satisfeito com o serviço que no ano passado.
Em relação a limpeza e a conservações dos terminais, por exemplo, a nota média dada pelos usuários foi de 4,7. Em 2010, havia sido 5,3. A cordialidade por parte de motoristas e cobradores caiu de 5 para 4,6.
Já a percepção sobre a lotação dos ônibus melhorou. A nota média saltou de 3,4 em 2010 para 3,6 neste ano.
Broinize salientou entretanto que a alternativa dos corredores é uma solução mais imediata. Somente a construção de mais linhas de metro e a descentralização dos serviços na cidade vão trazer soluções reais para os problemas na mobilidade na capital paulista.
Mais Notícias de São Paulo
Fonte: R7.com
2 comentários:
Contra fatos não há argumentos. Os corredores qdo exclusivos só pioram o trânsito. E um sub aproveitamento da via. O único transporte que substitui o carro e o Metro. Muitas avenidas como a Roque Petroni passaram a ter trânsito após o corredor. Para terminar SP a muito tempo tem a maior frota de ônibus do mundo. Se ônibus e corredor fosse a solução o problema há muito estaria resolvido
Contra fatos não há argumentos. Os corredores qdo exclusivos só pioram o trânsito. E um sub aproveitamento da via. O único transporte que substitui o carro e o Metro. Muitas avenidas como a Roque Petroni passaram a ter trânsito após o corredor. Para terminar SP a muito tempo tem a maior frota de ônibus do mundo. Se ônibus e corredor fosse a solução o problema há muito estaria resolvido
Postar um comentário