Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo: Corredores de ônibus expressos são a solução para trânsito em curto prazo, diz coordenador

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma solução para os crescentes congestionamentos na cidade de São Paulo, no curto prazo é a instalação de corredores de ônibus expressos nas principais avenidas de São Paulo. A alternativa foi defendida pelo coordenador da ONG Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (21). 

Parte do plano de mobilidade, apresentado pela ONG a Prefeitura, os corredores expressos incluíram catracas foras do veículos e ponto de ultrapassagem. 
Nelson Antoine/FotoArena/AE
- O corredor da Rebouças, por exemplo, é ruim, porque os ônibus ficam enfileirados na hora do rush. A ideia é que eles não parem por períodos longos.


Segundo Broinizi, a medida já foi adotada em algumas cidades do mundo e ajudou a melhorar a fluidez no transito.


- São Paulo ainda tem uma mentalidade que prioriza o transporte individual. É uma inversão. Quem quiser anda de carro, que corra o risco de ficar parado em congestionamento.


Com a adoção do veículo, a demanda por ônibus que já é enorme em uma cidade com dimensões de São Paulo tenderia a crescer. Pesquisa divulgada na manha desta quarta-feira revela que o paulistano está menos satisfeito com o serviço que no ano passado.


Em relação a limpeza e a conservações dos terminais, por exemplo, a nota média dada pelos usuários foi de 4,7. Em 2010, havia sido 5,3. A cordialidade por parte de motoristas e cobradores caiu de 5 para 4,6.


Já a percepção sobre a lotação dos ônibus melhorou. A nota média saltou de 3,4 em 2010 para 3,6 neste ano.
Broinize salientou entretanto que a alternativa dos corredores é uma solução mais imediata. Somente a construção de mais linhas de metro e a descentralização dos serviços na cidade vão trazer soluções reais para os problemas na mobilidade na capital paulista.

Mais Notícias de São Paulo

Fonte: R7.com

2 comentários:

verdade disse...

Contra fatos não há argumentos. Os corredores qdo exclusivos só pioram o trânsito. E um sub aproveitamento da via. O único transporte que substitui o carro e o Metro. Muitas avenidas como a Roque Petroni passaram a ter trânsito após o corredor. Para terminar SP a muito tempo tem a maior frota de ônibus do mundo. Se ônibus e corredor fosse a solução o problema há muito estaria resolvido

verdade disse...

Contra fatos não há argumentos. Os corredores qdo exclusivos só pioram o trânsito. E um sub aproveitamento da via. O único transporte que substitui o carro e o Metro. Muitas avenidas como a Roque Petroni passaram a ter trânsito após o corredor. Para terminar SP a muito tempo tem a maior frota de ônibus do mundo. Se ônibus e corredor fosse a solução o problema há muito estaria resolvido

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960