Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura do Rio anuncia novos veículos, corredor exclusivo e Bilhete Único sem burocracia

sábado, 17 de setembro de 2011

Começa a funcionar no próximo dia 24 o terceiro corredor exclusivo de ônibus da Zona Sul. O novo BRS passará pelas ruas Prudente de Moraes (Ipanema), General San Martin (Leblon) e Avenida Princesa Isabel (Copacabana). Dois dias antes, começam a circular nos três bairros 16 ônibus da nova frota padronizada pela prefeitura. E usuários dos coletivos no município poderão contar com outro benefício: decreto publicado no Diário Oficial hoje cria o Cartão de Bilhete Único Pré-Pago, que pode ser comprado direito no caixa de agências bancárias cadastradas sem burocracia.

Para adquirir o Bilhete Único tradicional é preciso antes que o usuário faça cadastro fornecendo dados como CPF. O modelo pré-pago, não.Será vendido no Banco Itaú com valores de créditos pré-fixados: R$ 20, R$ 40 e R$ 60. “Estamos estudando disponibilizar a venda em bancas de revista. Mas isso ficará para o fim do ano. Com o pré-pago, vamos saltar de 350 mil viagens/dia de ônibus com Bilhete Único para meio milhão”, prevê o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Os 16 novos ônibus que começam a circular dia 22, Dia Mundial Sem
Carro, terão piso baixo para facilitar embarque de cadeirantes —, suspensão especial para que sacolejem menos e mecanismo que impede a abertura da porta fora do ponto. Mas não terão ar-condicionado. A expectativa é de que, até dezembro, haja 60 deles. Os impactos do 3º BRS deverão ser sentidos no Centro e Botafogo.
Cartão não recarregável


Ao contrário do Bilhete Único (BU) tradicional, o pré-pago só poderá ser usado em conexões entre ônibus e não é recarregável. Mas a prefeitura pretende ampliar a função para o transporte alternativo.

No novo BU, valor que sobrar do crédito, mesmo sem completar uma tarifa, valerá como uma passagem, mediante a entrega do cartão no momento do embarque, não integrando com a segunda viagem do Bilhete Único. No caso de coletivo com o valor mais alto do que a tarifa modal, será necessária a complementação em dinheiro.






0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960