Para os rodoviários há excesso de fiscalização, (de multas) para a Transalvador as autuações comprovam que a categoria não está respeitando as leis, o que prejudica a população. De acordo com o órgão, de primeiro de janeiro a 31 de agosto de 2011 foram lavradas 50.246 autuações na área de transporte.
Destas, 2.179 foram de motoristas, cobradores e despachantes. A maioria esmagadora das autuações, 48.247, foram contra as empresas.
As principais autuações na área de transporte em relação a motoristas, conforme o órgão público, são: não parar no ponto solicitado pela população usuária de ônibus; parar de maneira incorreta; utilizar aparelho sonoro; fumar no ônibus.
“Muitas multas refletem a falta de respeito da categoria com os usuários, muitos motoristas não querem parar em todos os pontos, principalmente quando há filas, eles passam a mil pela outra faixa deixando a população em pânico. Fazer manifestação para protestar excesso de fiscalização é um absurdo”, pontuou a assessoria da Transalvador.
De acordo com o diretor social do Sindicato dos Rodoviários, Cleber Maia, os motoristas são treinados e orientados a respeitarem as normas de circulação, como parar corretamente nos pontos, não circular com a porta aberta, esperar os idosos de acomodarem para deslocar o veículo.
“Fazemos um trabalho de conscientização para que essas e outras normas sejam respeitadas, mas infelizmente há motoristas que descumprem essas leis e eles são punidos por isso. Além de pagar a multa, quando esta é autuada por descumprimento das leis de trânsito, os motoristas recebem advertência e suspensão por parte da empresa”, explicou Maia.
Quem precisa ou já precisou utilizar o transporte público sabe como é difícil ficar horas a fio esperando um ônibus, e esse, passar pela faixa da esquerda e não parar é um absurdo.
Assim como já presenciei grávidas se equilibrando para sentar com o ônibus em movimento, parar na faixa de pedestres para os rodoviários é perda de tempo. “Vamos fazer cumprir a lei, andar pela direita, parar na faixa de pedestre, andar com baixa velocidade, esperar idosos e gestantes sentarem, parar em todos os pontos. O que irá gerar mais congestionamento. A manifestação é contra o excesso de multas emitidas pela Transalvador”, disse o tesoureiro do sindicato dos rodoviários, Hélio Ferreira.
Entre várias reclamações contra a categoria, não parar nos pontos destinados é o mais corriqueiro, entre 10 pessoas que dependem do transporte, todas, algum dia, já passaram por isso.
“Esse tipo de atitude é inadmissível, não importa quantos ônibus tem na fila de passageiros, é obrigação parar, mas isso não acontece, todos os dias eu passo por isso ou presencio cenas como essa. Aqui no ponto da Rotula do Abacaxi é comum esse tipo de coisa, o que dá uma raiva”, disse brava a operadora de telemarketing Adriana dos Santos Cardoso.
No movimentado ponto localizado em frente ao Iguatemi, a rotatividade de ônibus é grande e a fila também, por isso muitos passageiros saem dos pontos e andam para encontrar o ônibus para não perder. “No horário de movimento isso aqui fica um inferno, e muitos motoristas quando veem a fila muito grande passam direto pela esquerda e não param.
Então, temos que ficar atentos, quando avistamos saímos correndo para encontrar o ônibus. Uma falta de respeito com uma população que paga uma das mais altas tarifas e com as piores condições”, disse a gerente de uma loja Valentina Duarte, que mora em Salvador há sete anos.
Os usuários que se sentirem lesados ou presenciarem algum ato irregular praticado pelos motoristas de ônibus, como dirigir em alta velocidade, não parar nos pontos, dirigir fumando, conversando no celular ou outra prática incorreta, poderá ligar para o disque denúncia da Transalvador e registrar a ocorrência, com o número da placa do veículo, ou nome da empresa, horário e roteiro, através do telefone:2109-3600.
Destas, 2.179 foram de motoristas, cobradores e despachantes. A maioria esmagadora das autuações, 48.247, foram contra as empresas.
De acordo com o diretor social do Sindicato dos Rodoviários, Cleber Maia, os motoristas são treinados e orientados a respeitarem as normas de circulação, como parar corretamente nos pontos, não circular com a porta aberta, esperar os idosos de acomodarem para deslocar o veículo.
Quem precisa ou já precisou utilizar o transporte público sabe como é difícil ficar horas a fio esperando um ônibus, e esse, passar pela faixa da esquerda e não parar é um absurdo.
Assim como já presenciei grávidas se equilibrando para sentar com o ônibus em movimento, parar na faixa de pedestres para os rodoviários é perda de tempo. “Vamos fazer cumprir a lei, andar pela direita, parar na faixa de pedestre, andar com baixa velocidade, esperar idosos e gestantes sentarem, parar em todos os pontos. O que irá gerar mais congestionamento. A manifestação é contra o excesso de multas emitidas pela Transalvador”, disse o tesoureiro do sindicato dos rodoviários, Hélio Ferreira.
Entre várias reclamações contra a categoria, não parar nos pontos destinados é o mais corriqueiro, entre 10 pessoas que dependem do transporte, todas, algum dia, já passaram por isso.
No movimentado ponto localizado em frente ao Iguatemi, a rotatividade de ônibus é grande e a fila também, por isso muitos passageiros saem dos pontos e andam para encontrar o ônibus para não perder. “No horário de movimento isso aqui fica um inferno, e muitos motoristas quando veem a fila muito grande passam direto pela esquerda e não param.
Então, temos que ficar atentos, quando avistamos saímos correndo para encontrar o ônibus. Uma falta de respeito com uma população que paga uma das mais altas tarifas e com as piores condições”, disse a gerente de uma loja Valentina Duarte, que mora em Salvador há sete anos.
Os usuários que se sentirem lesados ou presenciarem algum ato irregular praticado pelos motoristas de ônibus, como dirigir em alta velocidade, não parar nos pontos, dirigir fumando, conversando no celular ou outra prática incorreta, poderá ligar para o disque denúncia da Transalvador e registrar a ocorrência, com o número da placa do veículo, ou nome da empresa, horário e roteiro, através do telefone:2109-3600.
Fonte: Tribuna da Bahia
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