Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Cuiabá, VLT e BRT provocam discussão em audiência pública

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Num debate que durou, pelo menos, cinco horas, as opiniões sobre a melhor alternativa de transporte público - VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (ônibus articulado)- para Cuiabá e Várzea Grande, no contexto da Copa do Mundo de 2014, foram divididas, em uma audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa.

Representantes de associações de moradores, entidades de classe, ONGs, setores político, empresarial e dos transportes públicos, se reuniram no Plenário do Legislativo.

"É uma oportunidade de mostrar à população as vantagens e as opções existentes no mercado", disse o presidente da AL, José Riva (PP), autor da proposta e que convidou especialistas nos modais VLT  e BRT para o debate.

Citando estudos, Riva reafirmou sua luta pela implantação do "melhor sistema para a Capital". Para o parlamentar, o VLT é infinitamente mais ágil, moderno, seguro e tem custo de R$ 696 milhões, sem contar com as vantagens no consumo de energia, operacionalidade e obras civis. “Se houver determinação, o Governo vai conseguir implantar o VLT”, disse.

Isa Sousa
Fonte: Midia News

O presidente fez ressalva, no entanto, que é preciso transparência e diálogo com a sociedade para se fazer uma escolha bem feita.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, reafirmou, em entrevista coletiva, num dos intervalos da audiência, a viabilidade do VLT, lembrando que essa é a proposta do governador Silval Barbosa.

O executivo lembrou que a própria presidente Dilma Rousseff já sinalizou positivamente para esse modal, autorizando o governador a agilizar todos os trâmites necessários, no âmbito dos ministérios, para viabilizar o sistema, com vistas à Copa de 2014.

Líderes comunitários e representantes de entidades, em debate durante a audiência, se dividiram entre o BRT e o VLT, porém revelaram pontos em comum: defendem que o modal seja implantado com agilidade e transparência, com o fim de evitar a prática de corrupção, na aplicação dos recursos públicos.

Os que defendem o BRT afirmam que é preciso cuidado com o VLT, que pode ser caro, enquanto o Estado tem também outras prioridades como Saúde e Educação.
Aqueles que defenderam o VLT pontuaram que é preciso "pensar além", já que o modal é moderno, ágil e não precisará de manutenção de sete em sete anos como o BRT.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960