Os moradores de Mauá, que dependem de transporte coletivo, contam desde junho com uma ferramenta para facilitar o trajeto do dia-a-dia. Por meio do acesso da página da prefeitura na internet, o usuário poderá saber onde está o ônibus da linha e quanto tempo falta para ele chegar ao ponto.
Moradora do bairro Campo Verde, Vanessa Fernandes, 22, afirma que o sistema vai ajudar bastante, mesmo porque os horários dos ônibus são irregulares. “Principalmente na hora de sair do trabalho, vai dar pra saber o horário exato e não perder muito o meu tempo esperando”, afirma a estudante, que ainda desconhecia a novidade.
Todas as 42 linhas de ônibus da frota municipal possuem dispositivo GPS que enviam via satélite onde o veículo está e qual a velocidade. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira, o sistema de GPS nos ônibus existe desde 2009 e foi criado para ajudar na fiscalização, já que havia um grande número de reclamações por parte dos usuários.
“De posse dos mapas de localização situados em computadores, os fiscais podem saber se há ônibus atrasados e também perceber se algum veículo está circulando fora do limite de velocidade permitido”, afirma o secretário.
Ainda sem data determinada, a prefeitura prevê a instalação de telões no Terminal Central para informar os usuários em tempo real sobre os horários dos veículos. “O desafio agora é fazer com que toda a população, em particular os usuários que tenham acesso à internet, conheçam esse serviço”, explica o secretário.
Como acessar
O serviço está disponibilizado por meio do link Da Hora, situado à direita da página da prefeitura www.maua.sp.gov.br. O internauta também pode acessá-lo diretamente na página www.maua.sp.gov.br/onibus/. A população também poderá usar o sistema para identificar irregularidades na prestação de serviços do transporte coletivo. Quem deseja denunciar um problema deve ligar para o telefone 156 ou ao 156 Eletrônico, cujo link está na página da prefeitura. (Colaborou Carolina Neves | Reporter Diário)
Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
0 comentários:
Postar um comentário