O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) é uma espécie de trem ou comboio urbano de passageiros cujo equipamento e infraestrutura é mais leve que a usada em sistemas de metrô ou de ferrovias.
Este tipo de transporte é normalmente alimentado por eletricidade, circular pelas ruas e partilhar o espaço com o restante do tráfego.
A implantação do VLT em Goiânia está sendo estudada pelo governo de Goiás, com a intenção de construir a linha na Avenida Anhanguera, onde hoje circulam os ônibus do Eixo Leste-Oeste.
O Secretário de Desenvolvimento da região metropolitana, Jânio Darrot, relata que os estudos para execução deste projeto poderão terminar até o final deste ano.
“Dentro de seis meses queremos estar com este projeto concluído, dar início à licitação e às obras no ano que vem”, declara.
O projeto para implantação de um transporte coletivo mais eficiente em Goiânia tem origem no governo de Henrique Santillo. Ele governou Goiás entre os anos de 1987 e 1991.
O Secretário Jânio Darrot relata que os recursos para execução deste projeto virão do Estado, mas também haverá parceria público-privada. Segundo ele, já existem empresas interessadas.
De acordo com o Presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, o VLT pode permitir transportar um maior número de passageiros, em média de 250 mil passageiros por dia.
Entre as vantagens deste sistema, está a diminuição de poluição, e uma das desvantagens é de não ser completamente independente do tráfego, o que pode ocasionar acidentes.
Fonte: Portal 730
0 comentários:
Postar um comentário