A Bahia terá que concluir, até dezembro de 2013, uma nova ligação entre Salvador e o município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. A obra é o principal projeto de mobilidade urbana na cidade para Copa 2014. Além disso, terá que melhorar a estrutura viária no entorno do estádio que vai abrigar os jogos. Nessas duas frentes de trabalho as obras ainda não começaram a ser executadas, de acordo com informações do governo do estado e da prefeitura.
Com custo estimado em R$ 2,97 bilhões, o sistema de transporte público entre Salvador e a região metropolitana terá um trajeto de aproximadamente 28 quilômetros e também servirá como ligação entre o Aeroporto Internacional de Salvador e a Zona Norte da capital baiana.
O modal - tecnologia de transporte - que será usado para ligar esses dois eixos deve ser conhecido na segunda-feira (20). As propostas apresentadas por sete consórcios estão em fase de avaliação dos estudos técnicos. O secretário de Planejamento do estado, Zezéu Ribeiro, afirmou que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não é mais uma opção considerada. “Não há chances de implantação do VLT”, disse.
Ele comenta que já se sabe que o VLT não foi contemplado em nenhum dos sete estudos técnicos inscritos no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), edital lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia no dia 26 de março deste ano.
Os consórcios APT, Odebretch/Setps, Metropasse, Padro Valadares Arquitetos, Queiroz Galvão, Camargo Correia e Invepar optaram por propostas que incluem o Bus Rapid Transit (BRT), o BRT eletrificado, metrô de superfície e monotrilho. As propostas estão sendo avaliadas por um Grupo de Trabalho Executivo (GTE) em parceria com Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, instituição vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro.
As obras serão executadas com investimentos de R$ 570,3 milhões, já disponíveis pelo Ministério das Cidades através do PAC Copa, e mais R$ 2,4 bilhões, do PAC da Mobilidade Urbana. A data de início da execução do projeto e o vencedor da licitação só devem ser divulgados também na segunda-feira (20), data estipulada pelo governo federal, segundo secretário Zezeu Ribeiro.
Diferença entre modais
Segundo o engenheiro Wellington Correia de Figueiredo, professor titular de Transportes da Universidade Federal da Bahia, o VLT pode ter média de 25 mil viagens por hora, capacidade que é ultrapassada pelo metrô de superfície, sistema que possui média de 40 mil viagens por hora, porém com custo maior de implantação. “Já o monotrilho tem praticamente a mesma capacidade que o VLT, só que é mais rápido, porque tem via exclusiva. O VLT não tem, terá que atravessar semáforo, participar do trânsito com outros veículos”, explica.
Diferença entre modais
Segundo o engenheiro Wellington Correia de Figueiredo, professor titular de Transportes da Universidade Federal da Bahia, o VLT pode ter média de 25 mil viagens por hora, capacidade que é ultrapassada pelo metrô de superfície, sistema que possui média de 40 mil viagens por hora, porém com custo maior de implantação. “Já o monotrilho tem praticamente a mesma capacidade que o VLT, só que é mais rápido, porque tem via exclusiva. O VLT não tem, terá que atravessar semáforo, participar do trânsito com outros veículos”, explica.
Entre o BRT e o BRT eletrificado, o professor descreve que o custo elevado da opção eletrificada é a principal distinção, pela necessidade de aquisição de ônibus elétricos e plnanejamento de seu sistema alimentador. Os dois BRT´s têm capacidade de 20 mil viagens por hora, indica o professor. “O adequado seria a combinação do metrô prolongado, integrado com o BRT, outros sistemas VLT e ciclovias”, avalia.
Do ponto de vista do governo, o secretário de Planejamento diz que não há preferências. “Queremos que o sistema tenha viabilidade econômica e crie bem estar aos passageiros. A prioridade é que atenda ao método de bilhetagem única, com no máximo dois transbordos, intercalados a cerca de dois minutos de espera, até chegar ao destino final”, explica Zezéu.
Do ponto de vista do governo, o secretário de Planejamento diz que não há preferências. “Queremos que o sistema tenha viabilidade econômica e crie bem estar aos passageiros. A prioridade é que atenda ao método de bilhetagem única, com no máximo dois transbordos, intercalados a cerca de dois minutos de espera, até chegar ao destino final”, explica Zezéu.
Sobre a participação da população na decisão, Zezéu afirma que o estudo tecnológico servirá de base, que haverá oportunidade para argumentação da população, “mas que isso será feito de forma mais cuidadosa”.
Prazos para o BRT
Na administração municipal, o coordenador do Escritório da Copa de 2014, Leonel Leal, informa que os recursos e prazos previstos para mobilidade foram definidos para implantação do BRT. “O entendimento do município é que existe um cronograma que está sendo cumprido. Se surgir um novo projeto, a prefeitura poderá reavaliar. Na reunião (terça-feira, 31) com a presidente (Dilma) ficou claro que as obras têm que começar em dezembro de 2011 e terminar em dezembro de 2013”, relata Leal, apontando que um dos principais argumentos de defesa do BRT é o tempo de execução da obra.
Na administração municipal, o coordenador do Escritório da Copa de 2014, Leonel Leal, informa que os recursos e prazos previstos para mobilidade foram definidos para implantação do BRT. “O entendimento do município é que existe um cronograma que está sendo cumprido. Se surgir um novo projeto, a prefeitura poderá reavaliar. Na reunião (terça-feira, 31) com a presidente (Dilma) ficou claro que as obras têm que começar em dezembro de 2011 e terminar em dezembro de 2013”, relata Leal, apontando que um dos principais argumentos de defesa do BRT é o tempo de execução da obra.
Segundo os representantes da prefeitura e governo, o Corredor Estrutural irá atender a necessidade de toda a população, porque a maior parte da circulação de Salvador atualmente se concentra no eixo da Avenida Paralela, tanto os bairros populosos como os novos condomínios de classe média e de luxo.
A ideia é que um dos extremos esteja no município de Lauro de Freitas, que a estrutura atravesse a Avenida Paralela, passando pelo Aeroporto Internacional, até a região do Acesso Norte, onde está localizado o Complexo da Rótula do Abacaxi, uma das zonas mais movimentadas da cidade. Todas as vias transversais à principal estarão conectadas ao percurso, de acordo com a prefeitura.
A ideia é que um dos extremos esteja no município de Lauro de Freitas, que a estrutura atravesse a Avenida Paralela, passando pelo Aeroporto Internacional, até a região do Acesso Norte, onde está localizado o Complexo da Rótula do Abacaxi, uma das zonas mais movimentadas da cidade. Todas as vias transversais à principal estarão conectadas ao percurso, de acordo com a prefeitura.
Avenidas de outras regiões também terão que ser reajustadas para apoiar a Paralela. De acordo com Zezéu, tudo indica que serão duplicadas as avenidas Pinto de Aguiar, no bairro de Pituaçu, Orlando Gomes, em Piatã, e Dorival Caymmi, em Itapuã. “Temos um modelo de industrialização no Brasil que priorizou o transporte individual. Mas a pessoa tem que estar no engarrafamento, ver o transporte de massa e pensar que pode ser bem melhor deixar o carro em casa”, opina.
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