Três em cada dez percursos feitos pelo sistema Transcol, no horário entre 17 e 18 horas, chegam a durar de 1h30 a 2 horas de viagem. O dado foi calculado em uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop). Em 35% dos casos, o ônibus levou esse tempo para cumprir o itinerário completo; enquanto em outros 56% foram gastos de 1 hora a 1h30.
O período avaliado, além de ser o pico no horário do trânsito, também é o pico na demanda de passageiros dentro do sistema de transporte metropolitano. Pela manhã, entre 7 e 8 horas - ainda sem muita interferência do trânsito - em 73% das viagens o tempo gasto ficou entre 1 hora e 1h30. A pesquisa ainda avaliou o transporte municipal, e nos dois horários, cerca de 90% dos veículos cumpriram o percurso inteiro entre 30 e 60 minutos.
Segundo o secretário da pasta, Fábio Damasceno, a perspectiva é de melhorias assim que os corredores exclusivos para ônibus sejam implantados na Grande Vitória. "Acreditamos que o corredor exclusivo, assim como outros mecanismos que pretendemos investir no serviço, devem melhorar o tempo de viagem em 60%, sendo que em algumas situações pode chegar a 90% de ganho", defende Damasceno.
Em 2012A previsão é de que as primeiras vias com corredores comecem a funcionar a partir do ano que vem, chegando a atingir uma área de 52 quilômetros de vias na Região Metropolitana até o final de 2014.
Com os corredores, o acesso do passeiro ao veículo será no nível do piso do ônibus, sem necessidade de escadas ou de elevadores para cadeirantes. Com isso, o tempo para embarque cai, agilizando a viagem.
Além disso, dentro do corredor exclusivo, os ônibus passam a ter um outro sistema semafórico, que pode ser priorizado em relação ao restante do trânsito. Pode-se, por exemplo, deixar o sinal verde por mais tempo para os ônibus, parando o trânsito para carros e motos. (Maurílio Mendonça)
No lugar de dinheiro, cartão
A proposta é que haja pontos de recarga do vale-transporte em locais como padarias e bancas de revistas
O Estado não quer mais que os passageiros do transporte coletivo paguem em dinheiro para entrar nos ônibus. A intenção é que todos andem apenas com os cartões de vale-transporte, previamente pagos. Para ajudar, a ideia é que seja possível comprar os créditos de viagem em pontos de vendas espalhados pela Grande Vitória.
"A venda não vai ficar restrita aos terminais ou em pontos específicos de recarga, como temos hoje. O passageiro poderá renovar os créditos do cartão em padarias, bancas de revista, lanchonetes, supermercados e farmácias, por exemplo", disse o secretário estadual de Transporte e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
A ideia é que não haja dinheiro circulando nos ônibus, nem nos caixas dos terminais e pontos de embarque e desembarque. "Assim conseguimos evitar assaltos. É mais segurança ao transporte e, ainda, mais agilidade no embarque e desembarque", frisa Damasceno.
A pesquisa aponta que 57,7% dos passageiros do Transcol usam o cartão de vale-transporte, enquanto 34,7% pagam em dinheiro. Nos ônibus de Vitória, quase 43% preferem o dinheiro.
O período avaliado, além de ser o pico no horário do trânsito, também é o pico na demanda de passageiros dentro do sistema de transporte metropolitano. Pela manhã, entre 7 e 8 horas - ainda sem muita interferência do trânsito - em 73% das viagens o tempo gasto ficou entre 1 hora e 1h30. A pesquisa ainda avaliou o transporte municipal, e nos dois horários, cerca de 90% dos veículos cumpriram o percurso inteiro entre 30 e 60 minutos.
Segundo o secretário da pasta, Fábio Damasceno, a perspectiva é de melhorias assim que os corredores exclusivos para ônibus sejam implantados na Grande Vitória. "Acreditamos que o corredor exclusivo, assim como outros mecanismos que pretendemos investir no serviço, devem melhorar o tempo de viagem em 60%, sendo que em algumas situações pode chegar a 90% de ganho", defende Damasceno.
Em 2012A previsão é de que as primeiras vias com corredores comecem a funcionar a partir do ano que vem, chegando a atingir uma área de 52 quilômetros de vias na Região Metropolitana até o final de 2014.
Com os corredores, o acesso do passeiro ao veículo será no nível do piso do ônibus, sem necessidade de escadas ou de elevadores para cadeirantes. Com isso, o tempo para embarque cai, agilizando a viagem.
Além disso, dentro do corredor exclusivo, os ônibus passam a ter um outro sistema semafórico, que pode ser priorizado em relação ao restante do trânsito. Pode-se, por exemplo, deixar o sinal verde por mais tempo para os ônibus, parando o trânsito para carros e motos. (Maurílio Mendonça)
No lugar de dinheiro, cartão
A proposta é que haja pontos de recarga do vale-transporte em locais como padarias e bancas de revistas
O Estado não quer mais que os passageiros do transporte coletivo paguem em dinheiro para entrar nos ônibus. A intenção é que todos andem apenas com os cartões de vale-transporte, previamente pagos. Para ajudar, a ideia é que seja possível comprar os créditos de viagem em pontos de vendas espalhados pela Grande Vitória.
"A venda não vai ficar restrita aos terminais ou em pontos específicos de recarga, como temos hoje. O passageiro poderá renovar os créditos do cartão em padarias, bancas de revista, lanchonetes, supermercados e farmácias, por exemplo", disse o secretário estadual de Transporte e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
A ideia é que não haja dinheiro circulando nos ônibus, nem nos caixas dos terminais e pontos de embarque e desembarque. "Assim conseguimos evitar assaltos. É mais segurança ao transporte e, ainda, mais agilidade no embarque e desembarque", frisa Damasceno.
A pesquisa aponta que 57,7% dos passageiros do Transcol usam o cartão de vale-transporte, enquanto 34,7% pagam em dinheiro. Nos ônibus de Vitória, quase 43% preferem o dinheiro.
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