A Invepar, grupo que propõe a construção de um metrô de superfície ligando o Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães a Avenida Bonocô, dentro do projeto de mobilidade urbana em Salvador, já opera com grande sucesso o Metrô do Rio de Janeiro. A empresa buscou na elaboração de sua proposta para a Região Metropolitana de Salvador um modelo que atendesse em primeiro lugar o seu principal cliente: o passageiro.
Desta forma, foi desenvolvido um estudo de engenharia que integra operacionalmente e fisicamente a atual linha de metrô (Lapa à Pirajá) ao projeto da nova linha de metrô de superfície que ligará o Bonocô à Lauro de Freitas. Isso quer dizer que o passageiro poderá circular por toda a extensão do futuro sistema de metrô, ou seja, 33 km, sem precisar sair do sistema.
Além disto, buscou-se uma solução econômica para determinação do valor da tarifa que não onerasse ainda mais a população de Salvador, que já sofre com a baixa quantidade e qualidade do transporte publico oferecido. Estudos e pesquisas demonstraram que atualmente, 90% das pessoas que circulam diariamente pela Av. Paralela, seja de carro ou de ônibus, usam a mesma como via para ir e ou vir de algum outro lugar da cidade, ou seja, elas não são originárias das áreas que margeiam a avenida.
Assim a proposta da Invepar sugere a criação de um sistema de tarifa integrada, que compreende as Linhas 1 e 2 do Metrô (Lapa à Pirajá e Lapa à Lauro de Freitas) e as linhas alimentadoras metropolitanas de ônibus. O valor do bilhete para utilização nestas duas linhas do metrô, que também permitirá a utilização de duas integrações de ônibus no período de 2 (duas) horas, será de R$ 3,55, menor que a tarifa integrada atual do sistema de ônibus municipais que é de R$ 3,75.
Como exemplo, o passageiro que sair de sua casa às 7:15 hs, nos bairros de Cajazeiras, Mussurunga ou São Cristóvão pegando um ônibus até as estações Cerejeira (Parque de Exposições) ou Paineira (Bairro da Paz), indo no Metrô até a Estação Cedro (Iguatemi/Rodoviária), pegando um outro ônibus da linha alimentadora e chegando no seu trabalho na Av. Tancredo Neves,Pituba ou Itaigara,às 7:50 hs, pagará somente R$ 3,55.
Desta forma, foi desenvolvido um estudo de engenharia que integra operacionalmente e fisicamente a atual linha de metrô (Lapa à Pirajá) ao projeto da nova linha de metrô de superfície que ligará o Bonocô à Lauro de Freitas. Isso quer dizer que o passageiro poderá circular por toda a extensão do futuro sistema de metrô, ou seja, 33 km, sem precisar sair do sistema.
Assim a proposta da Invepar sugere a criação de um sistema de tarifa integrada, que compreende as Linhas 1 e 2 do Metrô (Lapa à Pirajá e Lapa à Lauro de Freitas) e as linhas alimentadoras metropolitanas de ônibus. O valor do bilhete para utilização nestas duas linhas do metrô, que também permitirá a utilização de duas integrações de ônibus no período de 2 (duas) horas, será de R$ 3,55, menor que a tarifa integrada atual do sistema de ônibus municipais que é de R$ 3,75.
Fonte: Jornal da Mídia
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