A quantidade de viagens intermunicipais realizadas no Rio de Janeiro cresceu 24,85% nos últimos quatro anos. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, houve 684 milhões de deslocamentos em trens, metrô, barcas, ônibus e vans em 2006. Em 2010, esse número saltou para 854 milhões — um aumento de 170 milhões.
De acordo com o governo, esse aumento se deve ao combate ao transporte pirata — leia-se vans, que tiveram suas linhas regulamentadas por licitação pelo Detro —, ao advento do Bilhete Único (a R$ 4,40, com direito a uma baldeação) e ao incremento do poder aquisitivo da população. Somente o Bilhete Único responde por 32,67% do total da demanda atual.
— Este crescimento substancial no número de passageiros é prova do impacto positivo do Bilhete Único, que também foi apontado pela Fundação Getúlio Vargas como importante ferramenta na geração de empregos no Rio de Janeiro, além de assegurar a economia média diária de R$2,62 para cada usuário do sistema — diz o secretário Julio Lopes, que está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para receber o prêmio de Melhor Programa de Transporte da América Latina, na categoria Introdução a Novas Políticas de Transportes, da União Internacional de Transportes Públicos.
Fonte: Extra Online
0 comentários:
Postar um comentário