Desde segunda-feira, dia 28, o Sistema de Transporte Coletivo da Capital passou a operar com mais 1.181 viagens por dia, ampliando os quadros de horários de 60% das linhas de ônibus. Para aumentar o número de viagens, a BHTrans colocou cerca de 50 novos veículos em circulação na cidade. O trabalho de reestruturação do quadro de horários tem o objetivo de atender melhor aos usuários, sobretudo em relação às reclamações de superlotação e descumprimento do quadro de horários.
A alteração de horário de cada linha pode ser conferida em quadro afixado dentro do próprio veículo ou no site da BHTrans (http://www.bhtrans.pbh.gov.br/), onde o usuário encontra as alterações de todas as linhas. Ao todo, 129 linhas do Sistema de Transporte Coletivo da Capital tiveram seu quadro de horário ampliado. “Este redimensionamento no número de viagens visa ajustar a relação entre oferta e demanda de cada linha de ônibus. Dessa forma, esperamos sanar os problemas de superlotação, melhorando a qualidade do transporte em Belo Horizonte”, afirmou Daniel Marx Couto, diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans. Daniel também explicou que as linhas que sofreram alterações foram as utilizadas por um maior número de passageiros diariamente.
A BHTrans continuará intensificando a fiscalização do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte, por meio de medidas tecnológicas e a presença de agentes. Contudo, é de suma importância que a população formalize as reclamações nos canais de atendimento da empresa, pois elas indicam quais linhas sofrem mais problemas. Para entrar em contato com a BHTrans, o cidadão deve ligar na Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156, ou acessar o portal da empresa.
Principais linhas que terão o número de viagens ampliado
Principais linhas que terão o número de viagens ampliado
Linha | Viagens anteriores | Viagens a partir 28/mar | Diferença | % Acréscimo |
30 | 264 | 327 | 63 | 23,86 |
3503A | 330 | 376 | 46 | 13,93 |
5201 | 238 | 271 | 33 | 13,86 |
5503A | 111 | 140 | 29 | 26,12 |
2104 | 165 | 193 | 28 | 16,96 |
8102 | 81 | 108 | 27 | 33,33 |
33 | 108 | 134 | 26 | 24,07 |
330 | 165 | 189 | 24 | 14,54 |
8208 | 119 | 143 | 24 | 20,16 |
9250 | 224 | 247 | 23 | 10,26 |
4111 | 197 | 219 | 22 | 11,16 |
2215A | 192 | 214 | 22 | 11,45 |
305 | 112 | 133 | 21 | 18,75 |
104 | 152 | 172 | 20 | 13,15 |
607 | 109 | 129 | 20 | 18,34 |
1207B | 117 | 137 | 20 | 17,09 |
5523A | 170 | 190 | 20 | 11,76 |
601 | 103 | 121 | 18 | 17,47 |
3050 | 238 | 256 | 18 | 7,56 |
3052 | 97 | 115 | 18 | 18,55 |
2210C | 148 | 166 | 18 | 12,16 |
Sistema de Transporte Coletivo
Desde a municipalização da gestão do transporte coletivo em Belo Horizonte, a BHTrans promove ações visando melhorias no sistema. Com a licitação, ocorrida em 1998, deu-se salto qualitativo como decorrência do contrato firmado com as empresas operadoras, em que estas se comprometeram a investir constantemente na modernização da frota.
Também em 1998, com a vigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fiscalização e o controle dos serviços do transporte coletivo ganharam um forte aliado: a exigência do uso do tacógrafo nos ônibus do transporte coletivo e escolar. Esse equipamento, cuja instalação no veículo já era solicitada pela BHTrans, serve para registrar de forma instantânea e inalterável informações como a velocidade, o tempo de operação (horas paradas e rodadas), a distância percorrida, entre outras. A partir dessas informações, a empresa pode evitar irregularidade, erros, checar as reclamações dos usuários e direcionar as ações de fiscalização.
As ações da BHTrans de fiscalização focam ainda o cumprimento e a qualidade do serviço prestado ao cidadão. No transporte coletivo por ônibus, má qualidade no atendimento e reclamações de usuários geram pontos negativos e prejudicam a classificação da empresa com relação ao Índice de Desempenho Operacional (IDO).
Outro item estratégico para a melhoria contínua da frota são as vistorias em todos os veículos do sistema, que já se traduziram na renovação dos carros, na redução de quebras nas ruas, e no aumento do índice do cumprimento das viagens.
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Fonte: Jornal WebMinas
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