Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo ganha mais 10 km de Ciclofaixa

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

No domingo, a ciclofaixa de lazer passará dos atuais 5 km para 15 km (ou de 10 km para 30 km, se incluída a volta). O atual trajeto, com início no parque das Bicicletas (Moema), passa pelo parque do Povo (Vila Olímpia) e chegará até o parque Villa-Lobos (Alto de Pinheiros).

A ciclofaixa funciona apenas aos domingos, das 7h às 14h. Uma das faixas do solo é pintada, e o trânsito é exclusivo de bicicletas no período.

A ampliação da ciclovia irá exigir também a ampliação de monitores espalhados no trajeto. Só de "bandeiristas" (pessoas que orientam os ciclistas nos cruzamentos) serão mais 35, além dos 50 já existentes, segundo Marcos Mazzaron, diretor de ciclofaixas da FPC (Federação Paulista de Ciclismo).

Cerca de 300 placas específicas para orientação aos ciclistas foram espalhadas.

Apesar de alguns cicloativistas criticarem o fato de a ciclofaixa funcionar apenas aos domingos - a tese é de que deveria se transformar em ciclovia e ser uma alternativa de transporte permanente, em vez de apenas uma opção de lazer num dia específico da semana --, ele elogia a implantação da medida.

"Vários países do mundo adotaram as ciclofaixas de lazer aos finais de semana. Só em Bogotá (Colômbia) são cerca de 100 km, por onde passam mais de 200 mil ciclistas", afirmou.

A média de 20 mil ciclistas registrada aos domingos poderá passar para 40 mil, segundo os organizadores.

Ciclofaixas

São Paulo tem um total de 47,5 km de ciclovias. No início deste mês foi lançado um plano que inclui a construção de 24 km de ciclovias e a implantação de 12 km de ciclofaixas, num investimento estimado em R$ 32,4 milhões.

Uma pesquisa divulgada ontem a respeito da qualidade de vida na metrópole pela Rede Nossa São Paulo apontou que 79% dos entrevistados disseram estar totalmente insatisfeitos com a quantidade de ciclovias existentes (leia mais abaixo).

O número da capital paulista é irrisório se comparado ao da capital do Rio de Janeiro, que possui 144 km de ciclovias. Buenos Aires tem 40 km e espera chegar a 120 km até o fim deste ano.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960