Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Porto Alegre tem só 8 km de ciclovias

sábado, 29 de janeiro de 2011

Porto Alegre possui um Plano Diretor Cicloviário que prevê 492 quilômetros de ciclovias na cidade. Entretanto, a realidade é bem diferente - a capital do Estado possui apenas 8 quilômetros de vias aptas a serem usadas pelos ciclistas, todas na zona Sul. Na cidade catarinense de Joinville, por exemplo, são 76 quilômetros.

Até o final de março, a ciclovia da Restinga (com 4,8 quilômetros) deverá ser entregue aos usuários. A demanda é uma exigência antiga dos moradores da região. "Por tratar-se de uma área de forte comércio, onde as pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, procuramos conciliar no projeto os dois interesses", declarou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Nos próximos anos, mais dois grandes projetos devem sair do papel - na avenida Ipiranga e na Sertório. "Até o final de maio, esperamos ter o licenciamento da ciclovia na avenida Ipiranga em toda sua extensão. O projeto da Sertório já possui verba em orçamento para elaboração do projeto básico", informou Cappellari.

A fisioterapeuta Lauren Faria, moradora do bairro Tristeza, usa todos os dias a ciclovia da Diário de Notícias, no bairro Cristal. "Quase todo mundo vem andar de bicicleta por lazer ou exercício. Como meio de transporte, vejo pouca gente", afirma. Para Lauren, na Wenceslau Escobar, por exemplo, onde os ônibus passam muito perto dos ciclistas, poderia ser implantada uma ciclovia. "Os motoristas ainda são muito mal educados", reclamou.

Cappellari confirmou que antes de incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte é preciso dar condições aos usuários. "O índice de acidentes desse tipo é muito alto", destacou, lembrando que o ciclista também tem sua responsabilidade. O uso dos equipamentos de segurança ainda é baixo, afirmou ele.

A Organização Mundial da Saúde indica a bicicleta como uma das formas de reduzir a inatividade. No país, há apenas 600 quilômetros de ciclovias. A frota é estimada em 75 milhões, mas só 4% é usada como meio de transporte.

Fonte: Correio do Povo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960