Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus dos corredores exclusivos já rodam pela Grande Vitória

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pelas ruas da cidade é possível encontrar os ônibus com portas instaladas do lado esquerdo sendo utilizado pela população. Os coletivos já estão sendo fabricados dessa forma para serem utilizados nos futuros corredores exclusivos para ônibus, que serão implantados nas principais vias da Grande Vitória.
Na Grande Vitória, já são 86 ônibus utilizados e, segundo a assessoria de comunicação da Ceturb, até o final de 2011, mais 147 ônibus com portas instaladas do lado esquerdo estarão rodando no Estado.
As portas à esquerda do ônibus porque as faixas segregadas para coletivos ficarão à esquerda das pistas de rolamento e as estações de embarque, localizadas ao longo dos canteiros centrais das vias.
O que também muda é a forma de pagamento. A tarifa será efetuada nas estações, possibilitando que os usuários embarquem sem subir degraus, já que as portas à esquerda se abrirão na altura do corredor interno dos ônibus, que ficará no mesmo nível do piso das estações. A intenção é agilizar o processo e oferecer mais conforto ao usuário, principalmente aos cadeirantes.
Para a diarista Márcia Carla da Silva, 34, a novidade poderá ajudar bastante na vida dos trabalhadores que fazem uso dos coletivos todos os dias. "Eu estava vendo essas portas de um lado diferente e não tava sabendo o porquê delas. Se esse corredor exclusivo funcionar como estou sabendo, será muito bom. Será mais rápido e acho que não terá tanto atraso de ônibus", opinou.
O estudante Eduardo Macedo, 19, também gosta da ideia dos novos ônibus para a utilização nos corredores exclusivos. "Em Curitiba o sistema funciona com o corredor exclusivo. Se o Espírito Santo fizer igual, será muito bom. Tomara mesmo que dê certo. Temos mesmo que sempre fazer uso de boas ideias".
Até que sejam instalados os corredores, os ônibus vão rodar com as portas à esquerda vedadas e com assentos instalados no espaço em frente, que não precisa ser utilizado para circulação de pessoas em um primeiro momento.
Os ônibus passarão a abrir as portas à esquerda quando trafegarem pelos corredores exclusivos, mas quando passarem por trechos sem faixas especiais, serão utilizadas as portas à direita, com embarque pela dianteira, pagamento de tarifa e passagem pela roleta, e desembarque pelas portas do meio e traseira.

Fonte: ES Hoje

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960