Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

O metrô está mais perto do Grande ABC, mas continua difícil chegar à estação mais próxima da região, a Tamanduateí

domingo, 23 de janeiro de 2011

O metrô está mais perto do Grande ABC, porém o percurso de ônibus dura, em média, 35 minutos. O problema é que, dependendo do horário, a espera pelo coletivo pode ser em vão.
Para chegar à estação, integrante da Linha-2 Verde, os moradores do Grande ABC têm três opções: a Linha 018 Santo André (Príncipe de Gales) - São Paulo (Tamanduateí), a 047 Santo André (Vila Palmares) - São Paulo (Tamanduateí) e a 562 São Caetano (Jardim São Caetano) - São Paulo (Tamanduateí).
Segundo informações da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia as linhas de ônibus intermunicipais, a 018 opera com intervalos de 60 minutos, a 047 a cada 15 minutos e a 562, 35 minutos.
A equipe do Diário esteve no ponto final da linha 018 - Príncipe de Gales-Tamanduatei - e tentou embarcar em um carro com destino à estação do metrô por volta das 14h. No entanto, um fiscal da Vipe (Viação Padre Eustáquio), empresa que opera a linha, informou que o próximo carro só sairia às 16h40. O funcionário contou que nesse trajeto há apenas um carro, que circula das 5h às 9h e das 16h40 às 21h. "O movimento caiu pelo menos 50% no início deste ano, até porque estamos em época de férias", explicou.
A única das três linhas que está operando normalmente é a 047, da Viação Tucuruvi, que sai da Praça Áurea, na região da Rua Afonsina, em Santo André. O carro sai de 20 em 20 minutos e costuma chegar ao seu destino em 35 minutos.
Já na Estação Tamanduateí do Metrô, um fiscal da EMTU que não quis se identificar informou que a Linha 562 está operando apenas pela manhã. O funcionário, que fica na estação das 10h às 16h, disse que a última partida da linha no dia de ontem tinha sido por volta das 11h. "A Linha 047 já existia, mas ia até São Caetano. Agora faz até a Estação Tamanduateí. Essas linhas que estão em implantação, muitas vezes vão e voltam sem pegar nenhum passageiro", explicou o fiscal, que fez fiscalização também das catracas desses ônibus.

Moradores preferem ir para a Estação Sacomã do Metrô 
Por conta da semelhança entre os itinerários das linhas 018 e algumas que vão à Estação Sacomã do Metrô, muitos usuários estão preferindo ir até um pouco mais longe para não ter de ficar plantados nos pontos de ônibus. A Linha 047 não é uma opção para quem vai à Avenida Goiás, já que o coletivo vai à Capital pela Rua Visconde de Inhaúma.
A equipe do Diário esteve na Estação Tamanduateí durante duas horas e somente carros da Linha 047 foram vistos. Às 17h15, um ônibus da 018 encostou. "Até a Goiás, não pego praticamente ninguém. O movimento de lá em diante depende do (ônibus) Sacomã. Se passar antes de mim, o pessoal já pega, porque passa mais", disse o motorista.
A esteticista Eloá Carrasco, 32 anos, pega ônibus na Goiás e usa da tática. "O que passar primeiro, eu pego."
O fiscal da EMTU explicou que, como a integração Metrô-CPTM é gratuita na Estação Tamanduateí, muitas pessoas vão de metrô até o Sacomã e, de lá, utilizam o serviço da Ponte Orca, que os transporta gratuitamente. "Depois das 17h, o movimento é intenso. Já contei 500 pessoas na fila."
O metrô informou que a estação está em fase de testes e que não há previsão para o fim da operação assistida. As empresas de ônibus não responderam sobre o assunto.

Fonte: Diário do Grande ABC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960