Passageiros de ônibus do Consórcio Leste 4, que circulam principalmente nos bairros da zona leste da capital, correm risco de contrair doenças por causa do excesso de sujeira nos coletivos. Relatório da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) encaminhado ao Ministério Público Estadual indica que metade dos veículos vistoriados possui "condições inaceitáveis de limpeza".
Para o infectologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), os usuários devem tomar cuidado para não pegar doenças quando são transportados em ônibus nessas condições. "É preciso aumentar a frequência de limpeza desses locais para diminuir os riscos de esses agentes [bactérias e vírus] atingirem as pessoas", afirma.
Empresas não falam sobre o problema
Questionada sobre as medidas que serão adotadas para que as condições de limpeza das linhas do Consórcio Leste 4 melhorem, a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal na capital) disse que reforçou a fiscalização nas linhas operadas pelo consórcio.
Segundo a empresa, já foram emitidas 4.338 multas neste ano, ante 3.852 autuações no ano passado.
Já o Consórcio Leste 4 informou, por e-mail, que não pode se pronunciar, uma vez que já foi punido por dar entrevistas sem autorização prévia.
A empresa afirmou que somente a SPTrans poderia comentar o relatório que aponta falhas no transporte coletivo, que foi encaminhado à Promotoria.
Fonte: Agora S. Paulo
0 comentários:
Postar um comentário