Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Vitória, Usuário de ônibus da capital já pode saber horário que coletivo passará no ponto

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A partir desta quarta-feira (20), o usuário do transporte público coletivo de Vitória poderá controlar através da internet e de telas indicativas o horário em que o ônibus vai passar em cada ponto. A novidade é denominada Ponto Vitória, e o município será a primeira capital brasileira a adotar o serviço em tempo real.

A consulta, pela internet, poderá ser feita de qualquer lugar e a qualquer hora, com dados do sistema de monitoramento da frota que compões o serviço municipal de tranposrte coletivo. A previsão dos horários é obtida por meio de GPS instalado em todos os veículos das linhas municipais. A iniciativa do sistema é da secretaria de Transporte e Infraestrutura Urbana (Setran).

De acordo com o secretário Fábio Damasceno, uma das maiores vantagens é a segurança e programação da viagem. "Tem linhas com intervalo de saída de uma para outra com oito minutos, outras com menos demanda de 30 minutos. A partir do sistema você vai programar a viagem, ficando menos tempo nos pontos. Além da segurança, uma vez que você fica menos exposto. Melhora o conforto e confiabilidade do sistema", explica o secretário da Setran.

Além do acompanhamento pela web, também será possível o controle através de polos geradores de tráficos, como existe em aeroportos. São televisosres instalados em pontos de maior movimento, com o horário de chegada e saída de cada ônibus. Por enquanto, apenas no ponto em frente a Prefeitura de Vitória é possível encontrar a tela. No futuro estima-se a instação nos pontos de maior fluxo de usuários e veículos, como shopping e rodoviária.

Como funciona?

Inicialmente o usuário precisará identificar o ponto de parada de seu interesse. Para isso existe opções de consulta pelo número de identificação do ponto, pelo bairro, nome da rua ou até mesmo por uma referência. A partir da seleção do ponto de ônibus, o sistema exibirá os tempos estimados de passagem dos próximos ônibus pela parada selecionada. www.vitoria.es.gov.br/pontovitoria.

As estimativas de tempo de espera têm alto grau de acerto. De acordo com o secretário, o sistema está redondo, mas poderá gerar atrasos (margem de erro) de dois a três minutos. A previsão correta dos horários de ônibus pelo serviço Ponto Vitória poderá sofrer interferência e apresentar falhas em virtude de alterações repentinas nas condições de fluidez do trânsito. Por exemplo, acidentes, início de obras nas vias públicas, desvio e aumento anormal do fluxo de veículos.

Fonte: ES Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960