Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba e Florianópolis já têm mais veículos por habitante do que São Paulo

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A imagem de uma terra congestionada por automóveis não é mais uma peculiaridade da Grande SP.
Municípios como Curitiba e Florianópolis já têm mais veículos por habitante do que São Paulo. E a velocidade de crescimento da frota em 90% das capitais brasileiras supera a paulistana.
O cenário é tratado por especialistas como uma bomba nas principais regiões metropolitanas do Brasil -e que deve ser detonada no governo de quem for comandar os Estados a partir de 2011.
Favorecida pela economia e por incentivos federais, a expansão drástica da frota brasileira, que subiu mais de 50% em cinco anos, terá como agravante a falta de infraestrutura desses lugares.
Ao mesmo tempo em que mais gente compra carro e moto, não há vias para comportá-los nem sinalização para ordená-los. Também não há redes de metrô suficientes. E, parados no trânsito, os ônibus são precários.
"No resto do país é mais preocupante do que em São Paulo porque são lugares ainda mais despreparados", diz Horácio Figueira, mestre em engenharia pela USP.

COPA
O papel dos governadores para atenuar esses problemas passa obrigatoriamente pela expansão do transporte coletivo. Mas esbarra em atribuições municipais de organizar a circulação urbana.
Jaime Waisman, professor da USP, lembra que, como Estados e governo federal têm mais capacidade de recursos do que as prefeituras, também deve caber a eles ir atrás de parcerias e soluções.
A Copa de 2014 é encarada como uma oportunidade que os governadores terão para impulsionar os investimentos em transporte coletivo -tanto pela disponibilidade de financiamento federal como pela cobrança popular.
Um manifesto da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) menciona que, além do metrô, uma outra alternativa merece ser difundida: os corredores de ônibus conhecidos como BRTs, mais baratos do que sistemas sobre trilhos.
Mas os especialistas citam dois desafios dos Estados: a necessidade de priorizar sistemas de transporte para a população, e não só para torcedores; e de resistir à tentação de investir apenas em regiões onde haverá jogos.
"A preocupação é que se gaste em projetos de transporte que não são prioritários para a cidade, mas para um evento", afirma Waisman.
"Tenho receio que só queiram atender os estádios de futebol", reforça Figueira.
O manifesto lançado neste ano pela ANTP com diretrizes do transporte para os candidatos cita a importância de construir sistemas ligados à política de habitação e de ocupação urbana.

MORAR MAIS PERTO
O presidente da entidade, Ailton Brasiliense, diz que não adianta espalhar novas redes de metrô e ônibus sem definir estratégias para que as pessoas morem mais perto dos empregos -sob risco de elevar os custos inclusive das tarifas, além da perda de tempo nos deslocamentos.
"É urgente implementar políticas de adensamento das áreas urbanas e diversificação do uso do solo, instalando moradias, comércio e serviços ao longo de corredores de transporte público", relata trecho do documento.


Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960