Quem nunca utilizou o cartão passe verde do irmão, do primo ou mesmo da mãe? Muitas vezes por falta de crédito ou mesmo na tentativa de pagar meia passagem nos transportes coletivos da cidade, alguns teresinenses optam por esse tipo de estratégia. Esse é o caso da auxiliar administrativa Mara Ruth, que por vários anos utilizou o cartão de transporte da irmã, até então estudante do ensino médio. “Como não
tinha carteira de estudante, aproveitava para utilizar o dela e gastar menos com a compra de vales-transporte, pois são muito caros”, ressalta.
Entretanto, esse tipo de conduta parece estar com os dias contados, já que até o final deste ano todos os ônibus de Teresina deverão estar equipados com um sistema de controle de fraudes de benefícios. Através da implantação de sistemas eletrônicos, o programa pretende coibir o uso inadequado de carteiras de estudante e gratuidade. Ou seja, assim que o usuário passar o cartão no leitor, este mostrará a foto cadastrada do proprietário do cartão, possibilitando ao cobrador ter a certeza de que a pessoa é de fato a dona do passe verde.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Teresina (Setut), um teste realizado com o equipamento detectou que 14% dos usuários de transporte coletivo da cidade entregam seus cartões a terceiros. “Agora, sim, poderemos receber o equivalente ao que gastamos, pois as pessoas muito reclamam da qualidade do transporte e dos altos preços, esquecendo-se de cumprir com suas obrigações”, enfatiza o diretor de transporte de uma empresa de ônibus, que não quis se identificar.
Caso seja identificada alguma irregularidade no uso do cartão passe verde, comprovando a existência da fraude, o passageiro poderá ter o benefício bloqueado por até um ano. A implantação do novo sistema de bilhetagem deverá englobar todas as empresas de transporte coletivo da capital, sendo que estas deverão iniciar o processo de implantação ainda este mês.
Além do sistema de controle de fraudes, as empresas de ônibus terão que arcar ainda com as despesas de implantação de aparelhos GPS, que serão responsáveis pelo rastreamento dos veículos a fim de resolver com mais agilidade problemas de desvio de frota, falhas mecânicas, congestionamentos e conter os excessos de velocidade. Cada empresa terá o seu próprio centro de controle operacional, de onde irá monitorar cada veículo de suas frotas.
tinha carteira de estudante, aproveitava para utilizar o dela e gastar menos com a compra de vales-transporte, pois são muito caros”, ressalta.
Entretanto, esse tipo de conduta parece estar com os dias contados, já que até o final deste ano todos os ônibus de Teresina deverão estar equipados com um sistema de controle de fraudes de benefícios. Através da implantação de sistemas eletrônicos, o programa pretende coibir o uso inadequado de carteiras de estudante e gratuidade. Ou seja, assim que o usuário passar o cartão no leitor, este mostrará a foto cadastrada do proprietário do cartão, possibilitando ao cobrador ter a certeza de que a pessoa é de fato a dona do passe verde.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Teresina (Setut), um teste realizado com o equipamento detectou que 14% dos usuários de transporte coletivo da cidade entregam seus cartões a terceiros. “Agora, sim, poderemos receber o equivalente ao que gastamos, pois as pessoas muito reclamam da qualidade do transporte e dos altos preços, esquecendo-se de cumprir com suas obrigações”, enfatiza o diretor de transporte de uma empresa de ônibus, que não quis se identificar.
Caso seja identificada alguma irregularidade no uso do cartão passe verde, comprovando a existência da fraude, o passageiro poderá ter o benefício bloqueado por até um ano. A implantação do novo sistema de bilhetagem deverá englobar todas as empresas de transporte coletivo da capital, sendo que estas deverão iniciar o processo de implantação ainda este mês.
Além do sistema de controle de fraudes, as empresas de ônibus terão que arcar ainda com as despesas de implantação de aparelhos GPS, que serão responsáveis pelo rastreamento dos veículos a fim de resolver com mais agilidade problemas de desvio de frota, falhas mecânicas, congestionamentos e conter os excessos de velocidade. Cada empresa terá o seu próprio centro de controle operacional, de onde irá monitorar cada veículo de suas frotas.
Fonte: Portal O Dia
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