Seis novos trens comprados por R$ 30 milhões cada um foram tirados de circulação da Linha 3 - Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera) desde a segunda-feira após um deles apresentar problemas. Quatro deles já estavam em operação comercial desde o dia 27 de março e outros dois estavam em testes, segundo O Estado de S. Paulo.
O problema ocorreu com uma composição que raspou na plataforma da estação Sé por volta das 8h, em pleno pico da manhã. O dispositivo que apresentou problema é a barra de torção. Medindo 1,5 de comprimento e 50 mm de diâmetro, ela fica embaixo do conjunto de rodas e eixo do trem e é responsável pela estabilidade do veículo.
A barra funciona quando o trem entra numa curva, inclinando a composição. Ao sair da curva, volta à posição normal. Essa volta à posição normal não ocorreu nessa composição, pois ela estava travada, o que fez com que ele batesse. Com isso, por precaução, os outros trens foram retirados de circulação.
O Metrô informou que a situação não colocou em risco os passageiros. A retirada de todos os trens foi adotada por medida de segurança, diz a empresa. O contrato firmado com a empresa espanhola CAF prevê mais 17 unidades. Algumas serão usados na Linha 1 - Azul.
Fonte: Destak Jornal - SP
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