Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Fortaleza: Motoristas de ônibus voltam a fazer paralisação surpresa

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Uma manhã que parecia tranquila terminou como mais um bloqueio de terminal. Ontem, motoristas, cobradores e fiscais fecharam, por duas horas, o do Papicu, com a liderança da categoria promovendo paralisações surpresas no sistema de ônibus urbanos. À tarde e noite, no entanto, o movimento foi tranquilo. Mesmo assim, passageiros estavam apreensivos com receio de novas paradas.

Até o meio-dia de ontem, o único terminal parado era o do Papicu, que registra uma movimentação de 281 mil passageiros por dia e conta com uma frota de 495 ônibus, divididos por 44 linhas. A suspensão do funcionamento teve a duração de três horas e 20 minutos.

No entanto, as ações de protesto da categoria se fizeram sentir em outros pontos da cidade. No cruzamento da Avenida Dom Luis com a Rua Frei Mansueto, houve abordagem de pessoas vinculadas ao movimento paredista, que impediram a passagem dos ônibus e obrigaram os passageiros a desembarcarem na via pública.

O bloqueio do terminal aconteceu, num primeiro momento, nas vias de acesso, onde foi posicionado um carro com serviço de som. Por volta do meio-dia, lideranças do movimento se pronunciaram nos microfones, informando sobre a "intransigência em resolver diversas cláusulas pendentes nas reivindicações trabalhistas".

Enquanto isso, a Guarda Municipal e até uma viatura Polícia Militaram acompanhavam as manobras dos sindicalistas, sem que reagissem para garantir a livre circulação dos ônibus. Ainda pela manhã, o gerente da área da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) Jackson Carvalho disse que não havia como se prevenir de manobras de protestos, como as que fecharam por mais de duas horas o terminal do Papicu.

"São ações que acontecem a qualquer momento, a exemplo do que se sucedeu na noite de ontem (quarta-feira) e hoje (ontem)´, disse. Ele informou que os incidentes ocorridos na quarta-feira passada causaram uma queda na demanda nos terminais, sendo que os mais sentidos ocorreram nos de Parangaba, Antônio Bezerra e Papicu.

O administrador do Terminal de Messejana, Carlos Alberto Silva, disse que o fechamento do Papicu não afetou a movimentação naquele equipamento, que verifica uma média diária de 165 mil passageiros, divididos em 36 linhas.Situação parecida também se verificava na parte da manhã no terminal da Parangaba. O administrador Vilamar Brito dos Santos disse que estavam mantidos em 100% a circulação das 53 linhas, que atendem diariamente 260 mil passageiros. Já, no Terminal do Antônio Bezerra o movimento não foi interrompido. Pessoas nas filas, fiscais de prancheta nas mãos checando os horários da partida e saída de veículos e aquele sufoco rotineiro para conseguir entrar nos transportes coletivos.

Mesmo com o cenário favorável, a tensão nos rostos dos passageiros era visível, pois o risco de paralisação era provável. Muito temiam paralisações de surpresa em todos os terminais de integração. O terminal, pela manhã, contava com um reforço de 12 Guardas Municipais de plantão. A frota de ônibus, de acordo com o gerente operacional dos terminais do Conjunto Ceará e Antônio Bezerra, Américo Pimentel, estava normal e nenhum veículo foi danificado devido aos impasses da noite anterior. "Todos os 373 carros de costume estão rodando. Não houve depredação", garantiu o gerente operacional.

Fonte: Diário do Nordeste


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960