Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Porto Alegre, corredor de ônibus da Protásio Alves põe em risco segurança dos usuários

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Com 5,5 quilômetros de extensão, o corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves, na Capital, acumula uma série de problemas que põe em risco a segurança dos usuários. A via por onde passam 166 mil passageiros por dia apresenta estações depredadas, asfalto deteriorado, faixas de segurança apagadas e falta de grades de proteção.

A situação precária do corredor utilizado por 38 diferentes linhas de ônibus foi constatada por Zero Hora, que percorreu a via. A área mais arriscada é junto à estação de embarque e desembarque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para chegar à estação ou apenas atravessar a via, os pedestres passam sobre uma faixa de segurança completamente apagada dentro do corredor. As ondulações do asfalto, causadas pelo peso dos ônibus, podem provocar quedas, principalmente de idosos e pessoas com deficiência.

– A sinaleira demora muito a abrir para os pedestres. Com isso, acumula muita gente. Alguém pode ser atropelado – queixa-se o estudante Lucas Lazarin, 17 anos.

Na altura da Rua Montenegro, no bairro Petrópolis, grades de proteção foram instaladas nos últimos meses para concentrar a travessia na faixa de segurança. Junto à parada de ônibus, entretanto, há problemas. Como algumas grades estão faltando, fitas de isolamento foram colocadas para impedir a passagem no local indevido.

Próximo à estação Alto Petrópolis, as faixas não têm pintura, o que gera conflito entre os ônibus e os demais veículos que usam a via. Nas estações próximas à Vila Bom Jesus, passageiros não dispõem de grades de proteção no local de embarque e de desembarque.

Ao ser procurado pela reportagem, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, prometeu uma vistoria no corredor da Protásio para solucionar problemas de manutenção. A EPTC destaca que implantou neste ano 2,2 mil grades de proteção na cidade e pintou 2,3 mil faixas de segurança.

Quanto aos problemas do asfalto, a Secretaria Municipal de Obras e Viação informa que há um projeto para a substituição do pavimento da Protásio Alves por placas de concreto.

ZERO HORA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960