Um sistema de monitoramento do transporte coletivo urbano de Campinas vai ajudar a reduzir os problemas enfrentados pelos usuários, como demora, superlotação e descumprimento de horários. O sistema, que conta com aparelhos GPS, está em fase experimental.
O objetivo é que a empresa de ônibus identifique os problemas das linhas, como atrasos, problemas de trânsito, acidentes e atos de violência, como um roubo de ônibus, por exemplo, algo que sai da normalidade do curso normal.
A vantagem para o passageiro é que ele vai poder consultar se a linha está no horário e em quanto tempo ela vai levar para chegar até o ponto em que está, por informações que vão estar em painéis instalados em estações e pontos de ônibus.
A Emdec (Empresa de Desenvolvimento Municipal de Campinas), responsável pelo trânsito na cidade, está testando o sistema e modelos de 12 empresas. Os testes devem terminar no final de setembro. Os painéis já estão instalados em pontos nos bairros Jardim Florence, Jardim Nova América, Itajaí e São José, e nos distrito de Joaquim Egídio e Sousas e Barão Geraldo.
Reclamações
Ônibus lotados, horários descumpridos e a demora para chegar ao destino são alguns dos problemas enfrentados por usuários do transporte coletivo urbano em Campinas. A auxiliar administrativa Fátima Rodrigues mora no Jardim do Lago, periferia da cidade, e pega dois ônibus para voltar do trabalho para casa. Ela reclama do tempo perdido no transporte.
No inicio do dia, para ir ao trabalho, a maioria das pessoas tem hora para entrar no serviço, mas muito não conseguem cumprir o horário, devido a demora do transporte coletivo, como a empregada doméstica Dalva Licurgo, moradora do Bonfim, na entrada da cidade, mas que trabalha no Cambuí, na região central da cidade.
Além dos atrasos, a lotação dentro do veículo é outro problema apontado pelos usuários. Por falta de espaço, é comum as escadas de acesso se transformarem em assento.
O volume de passageiros também prejudica os sistema de transporte coletivo e uma parada, muitas vezes, dura até cinco minutos.
O objetivo é que a empresa de ônibus identifique os problemas das linhas, como atrasos, problemas de trânsito, acidentes e atos de violência, como um roubo de ônibus, por exemplo, algo que sai da normalidade do curso normal.
A vantagem para o passageiro é que ele vai poder consultar se a linha está no horário e em quanto tempo ela vai levar para chegar até o ponto em que está, por informações que vão estar em painéis instalados em estações e pontos de ônibus.
A Emdec (Empresa de Desenvolvimento Municipal de Campinas), responsável pelo trânsito na cidade, está testando o sistema e modelos de 12 empresas. Os testes devem terminar no final de setembro. Os painéis já estão instalados em pontos nos bairros Jardim Florence, Jardim Nova América, Itajaí e São José, e nos distrito de Joaquim Egídio e Sousas e Barão Geraldo.
Reclamações
Ônibus lotados, horários descumpridos e a demora para chegar ao destino são alguns dos problemas enfrentados por usuários do transporte coletivo urbano em Campinas. A auxiliar administrativa Fátima Rodrigues mora no Jardim do Lago, periferia da cidade, e pega dois ônibus para voltar do trabalho para casa. Ela reclama do tempo perdido no transporte.
No inicio do dia, para ir ao trabalho, a maioria das pessoas tem hora para entrar no serviço, mas muito não conseguem cumprir o horário, devido a demora do transporte coletivo, como a empregada doméstica Dalva Licurgo, moradora do Bonfim, na entrada da cidade, mas que trabalha no Cambuí, na região central da cidade.
Além dos atrasos, a lotação dentro do veículo é outro problema apontado pelos usuários. Por falta de espaço, é comum as escadas de acesso se transformarem em assento.
O volume de passageiros também prejudica os sistema de transporte coletivo e uma parada, muitas vezes, dura até cinco minutos.
Fonte: EPTV
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