Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Campinas: Sistema por satélite monitora transporte coletivo urbano

quinta-feira, 19 de agosto de 2010


Um sistema de monitoramento do transporte coletivo urbano de Campinas vai ajudar a reduzir os problemas enfrentados pelos usuários, como demora, superlotação e descumprimento de horários. O sistema, que conta com aparelhos GPS, está em fase experimental.

O objetivo é que a empresa de ônibus identifique os problemas das linhas, como atrasos, problemas de trânsito, acidentes e atos de violência, como um roubo de ônibus, por exemplo, algo que sai da normalidade do curso normal.

A vantagem para o passageiro é que ele vai poder consultar se a linha está no horário e em quanto tempo ela vai levar para chegar até o ponto em que está, por informações que vão estar em painéis instalados em estações e pontos de ônibus.

A Emdec (Empresa de Desenvolvimento Municipal de Campinas), responsável pelo trânsito na cidade, está testando o sistema e modelos de 12 empresas. Os testes devem terminar no final de setembro. Os painéis já estão instalados em pontos nos bairros Jardim Florence, Jardim Nova América, Itajaí e São José, e nos distrito de Joaquim Egídio e Sousas e Barão Geraldo.

Reclamações

Ônibus lotados, horários descumpridos e a demora para chegar ao destino são alguns dos problemas enfrentados por usuários do transporte coletivo urbano em Campinas. A auxiliar administrativa Fátima Rodrigues mora no Jardim do Lago, periferia da cidade, e pega dois ônibus para voltar do trabalho para casa. Ela reclama do tempo perdido no transporte.

No inicio do dia, para ir ao trabalho, a maioria das pessoas tem hora para entrar no serviço, mas muito não conseguem cumprir o horário, devido a demora do transporte coletivo, como a empregada doméstica Dalva Licurgo, moradora do Bonfim, na entrada da cidade, mas que trabalha no Cambuí, na região central da cidade.

Além dos atrasos, a lotação dentro do veículo é outro problema apontado pelos usuários. Por falta de espaço, é comum as escadas de acesso se transformarem em assento.

O volume de passageiros também prejudica os sistema de transporte coletivo e uma parada, muitas vezes, dura até cinco minutos.

Fonte: EPTV

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960