Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Porto Alegre: Carris entrega 32 novos ônibus para o transporte coletivo

sexta-feira, 16 de julho de 2010


A Carris, empresa de transporte público de Porto Alegre, apresentou, nesta quinta-feira (15), 32 novos ônibus, que passam a circular na próxima semana. Deste total, doze vão substituir carros antigos e 20 serão acrescidos à frota - que passará a ser de 361 ônibus. Ao todo, os novos carros receberam investimento de R$ 17 milhões.

São 25 modelos Volvo B7R LE equipados com um aparato moderno que oferece mais conforto a usuários, motoristas e cobradores, além de sete veículos articulados modelo Mercedez-Benz modelo 0500MA, ano 2010.

Entre os destaques do modelo 0500MA, estão seu tamanho: os carros têm lotação de 58 passageiros sentados e podem receber até 72 pessoas em pé. Para um desembarque de passageiros mais seguro, o ônibus é dotado de um monitor LCD 7" no posto do motorista, que transmite imagens da porta traseira. O modelo conta com acesso aos deficientes físicos e uma vaga para cadeirante.

Os ônibus contam com ar condicionado e entradas low entry, dotadas de um mecanismo conhecido como sistema de "ajoelhamento", que baixa a parte dianteira do carro para facilitar o embarque e desembarque dos usuários. Para atender às necessidades dos passageiros cadeirantes, o veículo tem uma rampa de acessibilidade que sustenta até 250 quilos.

No ato, que ocorreu no Largo Glênio Peres, Centro Histórico, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, destacou os esforços para qualificar o transporte coletivo da cidade, afirmando que 30% da frota já têm ar condicionado e 35%, acesso universal. O prefeito ainda afirmou que, a partir deste ano, todos os ônibus terão de ter acessibilidade universal aos deficientes físicos. Ele ainda anunciou que a Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (ATP) também renovará sua frota durante este ano.

O diretor-presidente da Carris, João Pancinha, ressaltou que a Carris, que tem 138 anos, possui uma das frotas mais jovens das capitais brasileiras. "Estamos nos preparando para atender a população e a demanda para a Copa de 2014", afirmou. A empresa conta com cerca de 1,9 mil colaboradores, operando em 27 linhas da cidade.As linhas atendidas pelos novos veículos, em um primeiro momento, serão T2A, 343 (Campus-Ipiranga) e T11. Ainda em 2010, segundo a Prefeitura, a empresa colocará em circulação mais 37 veículos novos.

Fonte: Jornal do Comércio

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960