Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Engenharia e boa vontade para resolver o trânsito de Goiânia

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Temos que nos organizar, planejar e começar a investir nas soluções, melhorar o nosso trânsito e poupar milhares de vidas. Ações de educação para o trânsito e uma política mais rígida contra as infrações devem ser urgentemente programadas para minimizar os efeitos de um trânsito caótico. Precisamos de mais agentes da AMT nas ruas e de ações como o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar nas ruas de Goiânia, para coibir a ação de motoristas imprudentes que, além de colocar suas próprias vidas em risco, também atingem outras pessoas.

O Código de Trânsito Brasileiro também precisa ser revisto, voltando a incluir nele o artigo suprimido em 1998, que proibia a circulação de motos entre as faixas de veículos. A distância de segurança deve ser mantida.São várias as alternativas apresentadas pela engenharia como ações para o enfrentamento deste fenômeno. Algumas são essenciais, como o término do nosso Anel Viário (desvio da BR 153), criação dos corredores exclusivos e preferenciais para ônibus nos principais eixos do transporte coletivo, término das marginais Botafogo e Cascavel e a construção do metrô de superfície, ou veículo leve sobre trilhos ou pneus (VLT ou VLP) nos eixos Norte-Sul, da Vila Brasília até o final da Avenida Goiás, e no sentido Leste-Oeste, usando o leito da Avenida Leste-Oeste, saindo de Senador Canedo até Trindade.

Diante da urgência em minimizar o problema, antes mesmo destas obras deve-se investir na informatização de toda a rede semafórica de Goiânia, criando as ondas verdes ao longo dos principais eixos (Avenidas T-7, T-9, Mutirão, etc.), priorizando-se os ônibus, que cumpririam o percurso das viagens em menor tempo.

Outra medida simples e de bom resultado seria a colocação de informações precisas em todas as linhas e pontos de ônibus, sobre seus trajetos e horários, para que todos possam ter certeza que conseguirão chegar a seus destinos (trabalho, escola etc.) cumprindo seus compromissos pontualmente; e também a criação de cartões de desconto para que o usuário assíduo pague proporcionalmente menos que o usuário eventual, para que a população seja incentivada a utilizar o transporte público, desafogando o trânsito.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960