As mudanças que deveriam ser feitas nos letreiros dos ônibus coletivos de São Luís continuam pendentes. Hoje quem depende do transporte, ainda sofre com a dificuldade de leitura na hora da identificação da linha do veículo.
Com relação ao problema, o Sindicato das Empresas de Transportes (Set) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) fizeram, no mês de maio, um acordo que visa facilitar aos usuários a visualização do itinerário do coletivo. Frente à situação, foi acertada a retirada de todas as mensagens contidas nos letreiros dos ônibus da capital.
Em relação ao caso, pouca coisa mudou, pois ainda se vê nos letreiros digitais frases de “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, fato que atrapalha na hora de identificar a linha. Outro problema enfrentado pelos usuários é o tamanho da fonte e a cor utilizada na maioria dos letreiros.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os caracteres dos letreiros de pano devem estar nas cores verde-limão ou amarelo-limão, com no mínimo 15 centímetros de altura. Já os letreiros eletrônicos devem estar nas cores amarelo-âmbar ou branco com o fundo preto, mas infelizmente esta norma não é respeitada em muitos veículos, fator que gera revolta para quem tem o coletivo como único meio de transporte.
Rosinere Penha, de 72 anos, moradora do bairro Cohama é uma das que se sente prejudicada com as irregularidades. “Já perdi o ônibus várias vezes porque não consegui enxergar o nome”, reclamou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que iniciará em agosto a fiscalização no intuito de garantir o cumprimento dessas novas regras por parte das empresas de transportes, as mesmas têm o prazo de até 31 de julho para se adaptarem totalmente ao padrão imposto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Fonte: O Imparcial online
0 comentários:
Postar um comentário