Área é a única do Estado que ainda não passou por reformulação com o novo modelo operacional da gestora do governo paulista. Frota é a mais antiga das regiões metropolitanas e EMTU sugere que o entrave é das empresas.
Levantamento da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – constata que das linhas intermunicipais que servem o Estado de São Paulo, a idade média da frota do ABC Paulista é uma das maiores.Em alguns casos, os ônibus ultrapassam a 15 anos de idade, sendo esta média é de 9 anos e meio, superior ao considerado ideal de 5 anos para a frota dos ônibus urbanos na Grande São Paulo.
Regiões de Osasco, Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, já apresentam médias de idade de frota em torno de 3 anos.O Blog entrou em contato com a EMTU por e mail. A justificativa pela existência dessa frota antiga veio pela não realização da licitação da área 5, a única ainda não reformulada, o que implicaria, entre outras medidas, a renovação dos ônibus. A assessoria da presidência da EMTU, nos escreveu o seguinte:
“ Informamos que está em andamento o processo de concessão das 122 linhas de ônibus intermunicipais metropolitanas da região do ABC, gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.
A denominada Área 5, que inclui os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, é a única da Região Metropolitana de São Paulo onde, ainda, não se colocou em prática o novo modelo operacional que promoverá a flexibilidade no planejamento da rede em consonância com a dinâmica do sistema de transporte metropolitano por ônibus.
“ Informamos que está em andamento o processo de concessão das 122 linhas de ônibus intermunicipais metropolitanas da região do ABC, gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.
A denominada Área 5, que inclui os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, é a única da Região Metropolitana de São Paulo onde, ainda, não se colocou em prática o novo modelo operacional que promoverá a flexibilidade no planejamento da rede em consonância com a dinâmica do sistema de transporte metropolitano por ônibus.
As alterações e criação de linhas serão avaliadas mais rapidamente, por conta da redução do número de interlocutores, que hoje no ABC somam 36 empresas de ônibus. As discussões para a melhoria do serviço ocorrerão somente com a concessionária.
O prazo da concessão será de 10 anos e, no novo modelo operacional, o planejamento do sistema deixa de ser por linha e passa a ser por área geográfica, diminuindo, assim, os custos do transporte e agilizando as decisões para um serviço mais racional. Assim como nas outras quatro Áreas de Operação, haverá a renovação da frota com a exigência de manter a idade média de seis anos na região. Hoje a idade média no ABC é de nove anos e meio.”
O número de 36 empresas de ônibus é considerado pela EMTU alto. Com a reformulação, tais empresas deveriam se unir em consórcios. Novas linhas seriam estudadas e as sobrepostas, quando mais de uma linha percorre boa parte do itinerário no mesmo trajeto, seriam racionalizadas, com a diminuição do número de linhas e aumento da oferta de veículos.
O prazo da concessão será de 10 anos e, no novo modelo operacional, o planejamento do sistema deixa de ser por linha e passa a ser por área geográfica, diminuindo, assim, os custos do transporte e agilizando as decisões para um serviço mais racional. Assim como nas outras quatro Áreas de Operação, haverá a renovação da frota com a exigência de manter a idade média de seis anos na região. Hoje a idade média no ABC é de nove anos e meio.”
O número de 36 empresas de ônibus é considerado pela EMTU alto. Com a reformulação, tais empresas deveriam se unir em consórcios. Novas linhas seriam estudadas e as sobrepostas, quando mais de uma linha percorre boa parte do itinerário no mesmo trajeto, seriam racionalizadas, com a diminuição do número de linhas e aumento da oferta de veículos.
A EMTU, no entanto, sugere que o entrave é a postura das empresas que operam no ABC. As únicas que não concordaram com o novo modelo da gestora que controla os transportes intermunicipais por ônibus em três regiões metropolitanas do Estado: Baixada Santista, Campinas e São Paulo.
Fonte: Ônibusbrasil
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