Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metrôs, VLT e trem vão ajudar a resolver gargalo no tranporte do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte

terça-feira, 15 de junho de 2010


O setor ferroviário de carga e de passageiros entrou numa promissora onda de expansão. Só em São Paulo, Rio e Minas Gerais o volume de investimentos beira R$ 15 bilhões, com quase R$ 8 bilhões previstos para este ano. O valor inclui projetos de metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLT), trens urbanos e aumento da frota de trens de carga. Isso sem considerar o Trem de Alta Velocidade (TAV), de R$ 34,6 bilhões, ainda não licitado.
O movimento brasileiro, guardadas as proporções, segue uma tendência mundial de reerguer o setor ferroviário, como tem ocorrido nos Estados Unidos, China, Índia e alguns países da Europa, que incluíram o transporte sobre trilhos na agenda de investimentos para atenuar os efeitos da crise mundial, iniciada em 2008. Por aqui, um dos principais objetivos é preparar o País para a Copa do Mundo, de 2014, e os Jogos Olímpicos, de 2016.
Além do metrô, governadores e prefeitos elegeram o VLT e o monotrilho como opções para o transporte urbano. A vantagem é que, além de emitir menos dióxido de carbono (CO2) que os ônibus, custam 1/3 do investimento no metrô. Em São Paulo, há três projetos de monotrilho. Os investimentos de maior volume, porém, estão comprometidos com a expansão do metrô.
Outra aposta do governo paulista é dar às linhas da CPTM qualidade de metrô, com intervalos menores entre os trens e uma frota nova, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate. O projeto é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, de 60 km para 240 km.
No Rio, o governo do Estado está em estágio avançado para iniciar as obras das linhas 3 e 4 do metrô, com R$ 3,9 bilhões de investimentos. Juntas, vão elevar em 36 km a rede de metrô do Rio, diz a Secretaria de Transportes.
Para o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, os recursos para o setor ferroviário são de extrema importância para a economia e bem-estar da população. Mas, na avaliação dele, o País precisa acelerar ainda mais os investimentos. No caso do transporte de passageiros, a carência por expansão é grande.
No transporte de cargas, a ampliação da malha está diretamente ligada à melhoria de competitividade. No Sudeste, um dos principais projetos é o Ferroanel de São Paulo, que há anos está em estudo pelo governo de São Paulo e pelo governo federal.

Fonte: O Estadão

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960