A concessionária Metrô Rio está reformando dos equipamentos de ar condicionado de todos os 182 carros que compõem os 32 trens da frota. Ao todo, serão gastos R$ 13 milhões na substituição de todos os condensadores, na reforma dos evaporadores e compressores para melhorar o desempenho do sistema e aumentar vida útil de cada um dos 364 aparelhos instalados, sendo dois por carro. A expectativa da empresa é que todos os trens estejam com desempenho melhor até novembro, antes do próximo verão.
A reforma está sendo feita aos poucos, para não prejudicar o atendimento à população, já que exige a paralisação dos carros. Já foram reformados 24 carros e, a cada dia, um é retirado de operação para que o trabalho seja feito. As mudanças foram sugeridas pelas consultorias internacionais Carrier e a Interfleet, contratadas pela empresa para estudar as melhorias tecnicamente possíveis na frota atual do metrô, comprada pelo governo do estado na década de 70, e com tecnologia já ultrapassada.
Segundo a empresa, os 19 novos trens comprados no ano passado, que estão em fase de fabricação, terão sistema de ar condicionado 33% mais potente, com capacidade de 28 TR (toneladas de refrigeração por carro), contra as 21 TR atuais. Os novos trens chegam a partir do segundo semestre de 2011. A empresa também diz que está aumentando os recursos aplicados em manutenção: foram gastos R$ 20 milhões em 2008, R$ 27,4 milhões em 2009 e a previsão para este ano é de R$ 33 milhões.
A reforma está sendo feita aos poucos, para não prejudicar o atendimento à população, já que exige a paralisação dos carros. Já foram reformados 24 carros e, a cada dia, um é retirado de operação para que o trabalho seja feito. As mudanças foram sugeridas pelas consultorias internacionais Carrier e a Interfleet, contratadas pela empresa para estudar as melhorias tecnicamente possíveis na frota atual do metrô, comprada pelo governo do estado na década de 70, e com tecnologia já ultrapassada.
Segundo a empresa, os 19 novos trens comprados no ano passado, que estão em fase de fabricação, terão sistema de ar condicionado 33% mais potente, com capacidade de 28 TR (toneladas de refrigeração por carro), contra as 21 TR atuais. Os novos trens chegam a partir do segundo semestre de 2011. A empresa também diz que está aumentando os recursos aplicados em manutenção: foram gastos R$ 20 milhões em 2008, R$ 27,4 milhões em 2009 e a previsão para este ano é de R$ 33 milhões.
Fonte: O Globo
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