De acordo com Secretaria de Mobilidade Urbana, transporte é o segundo maior alvo de reclamações.
O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, afirmou nesta terça-feira (17/02) que poderá fazer um contrato emergencial para operação do transporte coletivo da cidade. A medida será tomada caso a Justiça não se manifeste em breve sobre a licitação do transporte, paralisada desde 2008. Atualmente, a exploração do transporte em Mauá é feita pelas viações Barão de Mauá e Januária.
“A população não pode ficar refém de um transporte sem garantias. Sem licitação, a empresa operante não tem nem direitos nem compromissos” explica Santos. De acordo com o secretário, depois da área da saúde, o transporte público é o maior alvo das reclamações dos munícipes. Representantes da Administração irão se reunir na próxima semana para discutir o assunto.
“Independente do que a Justiça nos disser, vamos mudar a maneira como funciona o transporte, porque está provado que como funciona hoje, é insuficiente” ressaltou o secretário. Em 1996, o então prefeito de Mauá, José Carlos Grecco, que estava no fim do mandato, autorizou por decreto que as empresas Viação Barão de Mauá e Viação Januária explorassem por dez anos o transporte público da cidade.
Em 2006, o Ministério Público exigiu que novas licitações fossem abertas, mas o projeto enviado a Câmara dos Vereadores pelo ex-prefeito Leonel Damo (PV) também garantiu que as empresas de Baltazar de Souza continuassem a funcionar. As licitações que estão sob judici foram feitas em 2008 e dois lotes foram abertos.
As empresas Viação Leblon, Viação Cidade de Mauá, Trans Mauá, Estrela de Mauá e Rápido São Paulo pleiteiam a concorrência. Mauá possui uma frota de 170 veículos, que atendem a 3 milhões de passageiros, e fazem 6 mil viagens por dia.
Fonte: Mauavirtual.com
1 comentários:
Só para atualizar esse post. Em 2010 as viações de ônibus concorrendo à licitãção de operação na cidade de Mauá ao lote 2 com 18 linhas de ônibus eram: Trans Mauá, Estrela Mauá e Grupo Leblon Transporte. Com a saída da Gestão Damo e a entrada de Oswaldo Dias mudaram também os integrantes da comissão julgadora da "tal" licitação na qual no começo deste ano reprovou a duas primeiras e APROVOU a licitação do Grupo Leblon Transporte, do Paraná, segundo o jornal Diário do Grande ABC o grupo Leblon já comprou 80 veiculos e reforma a área na região central para abrigar a garagem e as oficinas de limpeza e manutenção, também esta contratando funcionários para vários cargos (mais informações no site www.leblontransporte.com.br).
Até mais... Rodrigo!
Postar um comentário