Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Campinas: PAI-Serviço recebe mais cinco vans

segunda-feira, 3 de maio de 2010


O prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos; o secretário municipal de Transportes, Sérgio Torrecillas; e representantes das empresas de ônibus da cidade, apresentaram nesta sexta, dia 30, a nova frota de vans que vai integrar o PAI-Serviço, serviço de transporte porta a porta e porta a ponto, voltado às pessoas com deficiência física severa (que utilizam cadeira de rodas ou andador).
De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), agora, o PAI contará com 25 vans. Antes, a frota era de 20 veículos.
Os investimentos na aquisição de mais cinco veículos (vans) foram da ordem de aproximadamente R$ 430 mil.
O serviço, que realizou cerca de 62 mil viagens no ano de 2009; agora terá capacidade para ampliar em 20% os deslocamentos, promovendo mais 6,8 mil viagens/mês.
“A entrega destes veículos é um elemento simbólico e estratégico porque, assim como as estações de transferência cidadãs, a rampa acessível do Paço Municipal e a nova Rodoviária, as vans do PAI-Serviço representam a busca da igualdade de oportunidade para os que mais precisam”, disse o prefeito Dr. Hélio.
Vale lembrar que, em 2006, o serviço dobrou sua frota de 10 para 20 veículos; portanto, essa é a segunda grande ampliação da frota nos últimos anos. O PAI-Serviço conta, ainda, com dois ônibus acessíveis exclusivos.
Junto com a ampliação da frota de vans, a cidade registra o crescimento da frota de ônibus adaptados no Sistema InterCamp – o que permite a integração das vans com o transporte coletivo, no serviço porta a ponto. Em 2005, Campinas tinha 22 ônibus acessíveis; e, atualmente, 262 ônibus adaptados já circulam nas ruas.
O número de usuários do PAI-Serviço também vem crescendo ano a ano. Em 2006, eram 362 cadastrados; em 2007, subiu para 426. No ano seguinte, quase dobrou, registrando 805 usuários; e, em 2009, já contabilizava 1.067 cadastrados. Agora, em 2010, o PAI soma 1.154 usuários cadastrados.
À medida que crescem os beneficiados, as viagens também se multiplicam. De 2006 para 2009, as viagens aumentaram mais de 283%.
A nova frota tem capacidade para transportar dois cadeirantes e mais dois usuários com andadores, em cada viagem.

Fonte: EMDEC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960