Os motoristas do transporte coletivo paralisaram o serviço na manhã desta segunda-feira, 26, emGoiânia. Nenhum ônibus circulou no Eixo Anhanguera, que transporta 200 mil passageiros pordia. As outras linhas foram afetadas.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad calculou que a paralisação afetou 400 mil usuários.
Os motoristas bloquearam a saída dos ônibus da Sede Operacional da Metrobus. O diretor deOperações da empresa, Luciano Leão, informou que um ônibus colocado na frente do portão ecerca de 200 homens impediram os colegas que queriam trabalhar de dar início às primeirasviagens, que deveriam ocorrer às 4h10.
"Vamos tentar sair com escolta da Polícia Militar",afirmou Leão às 8h15. Mas os ônibus não deixaram a garagem.A falta de coletivos revoltou usuários que tentaram invadir a sede da Metrobus, apedrejaramônibus, próximo ao Terminal Padre Pelágio, e quebraram vidros da Administração do TerminalVeiga Jardim. Durante um protesto, o usuário Antoniel de Oliveira Brandão, 42, ficou ferido apósser atingido na cabeça por uma pedra, no Terminal Cruzeiro. Ele foi encaminhado ao Cais Nova
Era onde levou cinco pontos e foi liberado em seguida.O presidente do Sindicoletivo, Carlos Alberto Santos diz que o movimento é espontâneo. "Fuiinformado e resolvi apoiar o movimento." Ele alega que as reivindicações básicas são aumentode 15% do salário dos motoristas; acréscimo de um salário mínimo, pelas tarefas extras, comooperar dispositivos pra cadeirantes, falar ao rádio e limpar o veículo; e escalas adequação dasescalas de trabalho.
Resposta
O Setransp divulgou nota alegando que foi surpreendido com a paralisação do transportecoletivo, já que não havia sequer um indicativo de greve. A nota diz que o movimento não estásendo feito pelo sindicato que representa a categoria e com isso o Setransp aguarda a retomadadas negociações com o Sindi Transporte. "O Setransp faz questão de ressaltar que rejeitaqualquer uso do transporte coletivo por pessoas estranhas à categoria com motivação política",ressalta o texto.
Fonte: Diário da Manhã
0 comentários:
Postar um comentário