A Prefeitura Municipal anuncia a criação da Cidade dos Ônibus, central que irá reunir as atividades de empresas de transporte que atuam na Capital. O objetivo é organizar o tráfego de ônibus que chegam e partem do município e assim otimizar o trânsito em Campo Grande, além de diminuir a emissão de gás carbônico na área central da cidade.
Segundo o prefeito Nelson Trad Filho, a idéia surgiu durante as análises técnicas do planejamento da nova rodoviária da Capital. “Pensamos em concentrar as garagens em um só lugar com a finalidade de desafogar o tráfego no centro da cidade e articular a circulação dos ônibus pelo macroanel rodoviário, seja de quem vem do Estado de São Paulo, Cuiabá (MT), Sidrolândia ou outra entrada da cidade. Além disso, dar destinação ambientalmente correta para os resíduos dos veículos”, diz Nelsinho.
O local onde será construída a Cidade dos Ônibus é localizado logo atrás do terminal rodoviário, na região do Bairro Universitário, no Parcelamento do Jardim Ametista 2, ponto estratégico para a circulação dos veículos de transporte intermunicipal de interestadual.
“O projeto vai servir de modelo para todo o Brasil. Sua criação foi amplamente discutida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande e aprovada após o diagnóstico da alta geração de empregos e desenvolvimento econômico que irá trazer para a Capital”, explica o prefeito. Os investimentos no local, com área aproximada de 20 hectares, são estimados em R$ 50 milhões.
Processo de implantação
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, formado por representantes de organizações governamentais e sociedade civil, deliberou sobre a importância da Cidade dos Ônibus com relação a diversos critérios. Sua criação foi aprovada levando em conta a questão da geração de centenas de empregos para o município.
O prefeito Nelson Trad Filho assinou no dia 5 de abril o decreto que torna a área de utilidade pública para efeito de desapropriação. A partir daí as empresas interessadas em integrar a Cidade dos Ônibus irão encaminhar uma carta consulta propondo a construção na área e detalhando o projeto a se executado. O documento passará por nova aprovação da Prefeitura Municipal, de acordo com os trâmites legais.
Benefícios a Campo Grande
“O tráfego no centro ficará resolvido e o progresso que a Cidade dos Ônibus vai trazer para Campo Grande é enorme. Valorizará todo o entorno do local, gerando centenas de empregos e com isso aumentando a capacidade das atividades econômicas da cidade”, afirma o vice-prefeito, Edil Albuquerque.
Atualmente, cerca de 400 ônibus de transporte intermunicipal e interestadual trafegam diariamente por diversos bairros de Campo Grande. O grande número de ônibus contribui para o congestionamento das ruas, degradação do asfalto que sofre os efeitos do peso dos veículos e emissão de dióxido de carbono, agente causador da poluição do ar e suas decorrentes doenças respiratórias.
Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros, Osvaldo César Possari, exemplifica problemas como este dizendo que “é comum um ônibus sair da região do Bairro Santo Amaro e cruzar a cidade inteira para chegar a determinado anel viário”, por exemplo. “Por muitas vezes o veículo está vazio e só complica a qualidade de vida na cidade”.
Além disso, com a descentralização das atividades de empresas de transporte, há mais desperdício de combustível no abastecimento dos ônibus. “Já na Cidade dos Ônibus o serviço será feita em um só posto de combustível. Os resíduos receberão destino correto, evitando a poluição da rede de esgoto e vias pluviais”, afirma Osvaldo.
De acordo com ele, cerca de 20 empresas do segmento de transportes manifestaram a vontade de se unir “em prol do bem-estar da cidade, do tráfego de veículos e do meio-ambiente”. Estão previstos para ser implantados no local bancos, alojamentos para os motoristas e trabalhadores diversos, restaurantes e refeitórios, estacionamento, creche, administração, posto de combustível, lava-jato de ônibus e central de atendimento do Sest/Senat (Serviço Nacional de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
“Sem dúvidas a implantação da Cidade dos Ônibus vai transformar o entorno da região, beneficiando 45 bairros e cerca de 35 mil pessoas. Atualmente a área onde está prevista sua construção é inativa e degradada, o que gera acúmulo de sujeira e marginaliza o local, tornando-o violento”, conta o vereador Airton Saraiva, atuante na região.
Para Saraiva, os investimentos e a criação da Cidade dos Ônibus criarão oportunidades de emprego para os moradores próximos ao local. “Irá surgir uma grande frente de trabalho e oportunidades para a vida dos jovens. Um retorno bom para a população em um futuro próximo”.
Fonte: CG Notícias
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